21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde intensifica cuidados com a Aedes Aegypti em período de chuva

18/01/2017 09h18

Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti aponta ‘atenção’

Assessoria

A Secretaria de Saúde de Três Lagoas alerta: em período de chuva a população deve ficar atenta em relação aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Os cuidados devem ser redobrados, pois o acúmulo de água contribui para o aumento de focos.

O LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) apontou aumento de 0.9% entre os últimos dois levantamentos. Em novembro do ano passado, o LIRA era 0,6%. Já nas primeiras semanas deste ano, o índice foi para 1,5%. A Vigilância Sanitária indica que o aumento do índice no período de chuva já era esperado e que as visitas domiciliares serão sempre feitas, mas que é de suma importância que o morador seja o principal agente de sua comunidade, observando cuidados e evitando desta forma a possível proliferação da doença.

Segundo tabela do Ministério da Saúde, o aumento do índice para 1,5% aponta ‘atenção’, com intensificação de ações preventivas e permanentes. O secretário de Saúde, Cassiano Maia, reforça que a Vigilância em Saúde já trabalha para reforço das campanhas, orientações e observações e afirma que situação esta sob controle em Três Lagoas.

A diretora de Saúde, Angelina Zuque, também reforça a efetiva participação da população para o controle dos vetores, em especial a proteção individual, como o uso de repelente, principalmente em gestantes.

(*) Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

s cuidados devem ser redobrados, pois o acúmulo de água contribui para o aumento de focos. (Foto: Assessoria).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.