24.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Saúde orienta população quanto às ações de prevenção à dengue

26/02/2014 15h54 – Atualizado em 26/02/2014 15h54

Segundo o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito, a parceria com a população é de suma importância para que os bons resultados sejam alcançados

Nelson Roberto com assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde Pública, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, vem realizando diversas atividades e ações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.
Segundo o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito, a parceria com a população é de suma importância para que os bons resultados sejam alcançados. “Intensificamos nosso trabalho em setembro do ano passado, mês de início das chuvas, para que tenhamos reflexo desse bom trabalho nos meses de janeiro, fevereiro e março. Para isso, também pedimos a colaboração de toda população para que cuide de suas residências, identificando e eliminando os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti”, disse.

É importante que as pessoas fiquem atentas ao descarte de materiais que acumulam água também em terrenos baldios e vias públicas. “Uma simples sacolinha de supermercado parece inofensiva, porém quando é jogada na vegetação forma poças e acumulam água”, explicou Fernando, destacando que o período de 5 a 7 dias é suficiente para que o mosquito transmissor da dengue já esteja na fase adulta.
Ainda de acordo com informações da Coordenação de Controle de Endemias, 5% dos problemas encontrados no combate à Dengue estão nos terrenos baldios, os outros 95% estão nas residências, principalmente nas habitadas.

“Os moradores acabam deixando nos quintais os materiais que acumulam água como garrafas pet, brinquedos, potes de margarina e latas de molho de tomate, por exemplo”.
A orientação para esses casos é que após utilizar os produtos, a dona de casa fure o fundo da embalagem para não acumular água. “Esse tipo de recipiente deve ter o seu destino correto, porém, mesmo que ele se perca no caminho, não servirá de criadouro para o mosquito”, explicou Fernando.

NOTIFICAÇÕES

Segundo Boletim Epidemiológico da Dengue atualizado nesta terça-feira, 25 de fevereiro, foram notificados em Três Lagoas 43 casos de Dengue, sendo dois casos positivos confirmados por meio de exames.

PARCERIA

“Pedimos que a população continue sendo parceria do nosso trabalho e permita a entrada dos agentes de endemias em suas residências”, destacou Fernando.
Mais informações ou dúvidas o morador pode entrar em contato com a Coordenação de Controle de Endemias pelo telefone 3929-1036.

É importante que as pessoas fiquem atentas ao descarte de materiais que acumulam água também em terrenos baldios e vias públicas (Foto: assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.