20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde prepara volta dos exames de densitometria óssea

23/08/2017 08h37

Esses exames, assim como os de mamografia, já em funcionamento, são realizados na Clínica da Mulher

Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dentro de 30 dias, estará disponibilizando a volta dos exames de Densitometria Óssea, na Clínica da Mulher.

Esses exames, assim como os de Mamografia, estavam suspensos na Clínica da Mulher, porque, tanto o Densitômetro como o Mamógrafo tiveram avarias técnicas que impossibilitavam o devido funcionamento, interrompido há mais de um ano.

Recentemente, o Mamógrafo voltou a funcionar e exames de mamografia já estão sendo realizados normalmente na Clínica da Mulher, seguindo prévio agendamento e controle da Central de Regulação.

Com a interrupção desses serviços na Clínica da Mulher, aumentou o número de pacientes na fila de espera por esses exames. São quase 700 exames de Densitometria Óssea e quase 2,5 mil de Mamografia que aguardam ser realizados.

Apesar do contrato da SMS com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em janeiro, para a realização de 142 exames de mamografia por mês para pacientes SUS (Sistema Único de Saúde), ainda é considerada longa a espera das mulheres por esse exame.

Segundo informações da Central de Regulação, ainda existe o que os gestores identificam como “demanda reprimida”, ou seja, a procura é maior que a capacidade disponibilizada de determinados serviços da Saúde.

A demanda por exame de Mamografia compreende não só pacientes do município, mas também dos municípios da denominada microrregião de Três Lagoas, formada por: Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Água Clara e Bataguassu.

Quanto aos exames de Densitometria Óssea, Três Lagoas é referência macrorregional, ou seja, atende a pacientes de 10 municípios, que são os seis já elencados da microrregião mais os quatro restantes, que são: Paranaíba, Cassilândia, Aparecida do Taboado e Inocência.

“Acreditamos que a demanda reprimida será reduzida dentro de três a quatro meses”, como explicou a coordenadora do Setor de Média Complexidade (Clínicas) do Departamento de Assistência à Saúde, Larissa Rachel Palhares Coutinho.

HÁ MAIS DE UM ANO ENCAIXOTADO

Como informou Larissa, “adquirido com recursos de ação mitigatória da Fibria, indústria de celulose, o aparelho de Densitometria permaneceu por mais de um ano encaixotado no almoxarifado da Prefeitura de Três Lagoas, sem que fossem tomadas as providências devidas para sua instalação e funcionamento”, contou.

Nesta semana, feita a aquisição das peças, necessárias para a instalação e funcionamento, o complexo aparelho de Densitometria “foi colocado em local específico e apropriado e está sendo montado por técnico especializado do fabricante”, informou a coordenadora.

Para a realização de exames de Densitometria Óssea, “além de técnicos de radiologia que já possuímos, a SMS precisa contratar os serviços de um profissional, médico radiologista, o que vem sendo agilizado pelo sistema do Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas da Saúde”, comentou Larissa.

A Densitometria é um exame, recomendado principalmente às mulheres, para diagnóstico da osteoporose. Com esse exame se mede a densidade mineral dos ossos a fim de compará-la aos padrões da idade da paciente.

Através dessa comparação é possível diagnosticar e tratar a osteoporose e outras doenças que afetam os ossos. Segundo os especialistas em Saúde, a densitometria é o único método seguro para avaliação da massa óssea.

(*) Assessoria de Comunicação Prefeitura de Três Lagoas

Recentemente o Mamógrafo voltou a funcionar (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.