27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde promove mobilização de combate ao mosquito da dengue

11/12/2017 07h44

Ações culminaram no Dia “D” Municipal de Combate ao Aedes aegypti, na Praça Senador Ramez Tebet, na sexta-feira (8)

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes da Diretoria de Vigilância e Saneamento, desde o início da semana passada, se mobilizou nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Essas ações foram intensificadas em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) e também nas Unidades de Atenção Básica de Saúde, como Santa Luzia, junto aos moradores do Residencial Novo Oeste e Residencial Orestinho.

A mobilização de conscientização contra o mosquito transmissor da dengue e outras doenças culminou na Praça Senador Ramez Tebet, no Centro, na manhã de sexta-feira (8), instituído o Dia “D” Municipal de Combate ao Aedes aegypti.

Abrilhantado com apresentações da Banda Musical Cristo Redentor, regida pelo maestro Luiz Carlos Relíquias, o Dia “D” de combate ao mosquito da dengue contou com a presença do prefeito Angelo Guerreiro e da secretária de Saúde de Três Lagoas, Angelina Zuque, coordenador do Núcleo Estadual de Controle de Vetores, Ademir Ramos, e representantes do Exército Brasileiro e do Comitê Municipal de Mobilização Contra o Aedes aegypti.

RESULTADOS

Como expôs o presidente do referido Comitê, Alcides Divino Ferreira, coordenador do Setor de Endemias, os resultados da mobilização e intensas ações contra a dengue e outras doenças são visíveis nos números dos boletins epidemiológicos, divulgados semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2016, o total de casos notificados de dengue chegou a 1.455. Desse total, foram confirmados 958 casos da doença. Em 2017, até final de novembro, o número acumulado de casos notificados de dengue é de 573. Desse total de casos suspeitos e notificados, apenas 17 foram confirmados.

O Comitê Municipal de Mobilização Contra o Aedes aegypti é constituído por representantes de todas as Secretarias Municipais, Conselho Municipal de Saúde, Exército Brasileiro, Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Rotary Clube e Lyons Clube, Associação dos Corretores de Imóveis e Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL).

“Hoje é só um dia para a gente lembrar de levar sempre adiante a luta contra o mosquito da dengue e convidar a população a participar desta luta”, destacou Alcides.

Angelina Zuque lembrou que o Dia “D” Municipal de Luta Contra o Aedes aegypti foi instituído pelo Ministério da Saúde para que todos os municípios assumam sua responsabilidade de lutar contra o mosquito da dengue.

“É importante ressaltar que este trabalho não deve ser feito apenas hoje, mas é missão de todos os dias. É bom lembrar que bastam cinco minutos diários para vistoriarmos nossas casas e quintais e eliminar todos os focos de proliferação de mosquitos”, observou a secretária de Saúde.

Ao dar os parabéns a todos os servidores pelas “constantes ações de luta contra a dengue”, o prefeito Angelo Guerreiro destacou os resultados positivos do trabalho de todas as equipes da Vigilância e Saneamento da SMS.

“Conseguimos os melhores resultados dos últimos anos”, disse Guerreiro, ao se referir aos índices de casos de dengue no Município.

“Todos temos realizado um excelente trabalho no combate ao mosquito. É importante que todos estejam e permaneçam unidos nessa luta que é de todos”, disse.

(*) Assessoria de Comunicação

Em 2016, o total de casos notificados de dengue chegou a 1.455 (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.