21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Saúde realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids

26/11/2014 17h40 – Atualizado em 26/11/2014 17h40

Ação da equipe do Programa Municipal DST/Aids/HV será na Praça Senador Ramez Tebet, na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, das 8h às 12h

Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal DST/Aids/HV (Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais) da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ação voltada a toda a população, na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, na Praça Senador Ramez Tebet, no Centro, das 8h às 12h.

A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com a adesão da maioria dos Países, incluindo o Brasil.

Com a participação de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e das Faculdades AEMS, ação tem como principal objetivo orientar, prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação, associados à Aids, como explicou a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids-HV, enfermeira Susie Domero.

“Junto com o material educativo, estaremos orientando as pessoas quanto à importância da prevenção de doenças, no caso a Aids, distribuindo gratuitamente preservativos masculinos e femininos e realizando o Teste Rápido HIV”, anunciou a Coordenadora.

Para isso, o Programa Municipal DST/Aids/HV contará com a viatura do CTA-Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento), “devidamente equipada para essa finalidade e com total sigilo do resultado dos exames, que é entregue em envelope lacrado somente à pessoa que realizar o exame”, assegurou Susie.
“As ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, realizadas há anos seguidos em Três Lagoas, no Brasil e no Mundo, têm conseguido excelentes resultados de conscientização e educação, reduzindo preconceitos e a discriminação e, principalmente, alertando as pessoas quanto à importância da prevenção, como hábito diário das nossas vidas”, completou a Coordenadora.

DADOS

Segundo dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, o Programa Municipal DST/AIDS/HV acompanha, assistee atende a 484 pacientes com HIV; 40 pacientes com Hepatite B; e 125 pacientes com Hepatite C.
Em 2014, de janeiro a novembro, surgiram 35 novos casos de HIV; 22 de Hepatite C e seis novos casos de Hepatite B.
“A queda no número de casos de Hepatite B comprova a importância da vacina, disponível nas nossas Unidades de Atenção Básica de Saúde (Postos)”, comentou Susie.

SERVIÇO

O Programa Municipal DST/AIDS/HV atende à população para orientações, distribuição de preservativos e testagem rápida para HIV/Aids, na Rua Bom Jesus da Lapa, número 1.078, nas proximidades da Escola Sesi, no Bairro Vila Nova.

O atendimento à população é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. Consultas e exames somente no período da manhã. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone(67) 3929-9893.

A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) (Foto:Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.