22.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Sem ter para onde ir, famílias que ocupam área na Vila Piloto dizem que não vão sair e esperam amparo da prefeitura

23/05/2014 10h03 – Atualizado em 23/05/2014 10h03

Em audiência realizada na quarta-feira (21), Justiça determinou a desocupação da área invadida a cerca de um mês. Famílias dizem que não foram notificadas

Larissa Lima

A área em frente à sede da Polícia Ambiental em Três Lagoas, que está em fase de acabamento, é o lar de aproximadamente 60 pessoas, a cerca de um mês. Com a decisão tomada na quarta-feira (21), pela Justiça, as famílias têm até 20 dias para desocupar a área, que é de propriedade da prefeitura municipal.

No local, os ocupantes contam que ainda não foram notificados pela prefeitura, e que souberam da decisão através de jornalistas que visitaram a área ontem (22).

INDIGNAÇÃO

Segundo uma das ocupantes, Geórgia Rodrigues de Souza, 23, que mora com o marido e o filho, nenhum funcionário da prefeitura foi ao local para pedir que deixassem a área. “Desde que estamos aqui, ninguém veio pedir para a gente sair. E mesmo que peça, ninguém sai, porque não temos pra onde ir”, desabafou.

A maioria das pessoas que está morando no local trabalha e decidiu ocupar a área por alegar não ter condições de pagar pelos altos aluguéis disponíveis na cidade. É o caso de uma das ocupantes, que no momento da reportagem, construía seu novo lar. “Estou me separando do meu marido e não tenho pra onde ir. Assim que eu terminar de construir aqui, me mudo”, relatou.

De acordo com os moradores, a única autoridade que compareceu ao local foi o vereador Gil do Jupiá (PSB), que em conversa com os ocupantes, disse que iria viabilizar a visita de um assistente social e da prefeita Marcia Moura (PBDM), mas nada aconteceu.

SOLIDARIEDADE

Daniel Atanásio, de 46 anos, mora próximo a área e conta que apoia a iniciativa dos ocupantes. “Ninguém está aqui está por brincadeira, está porque precisa. Ninguém aqui tem pra onde ir”, relata.

Ainda segundo Atanásio, todos que ocupam a área procuram se ajudar com o que podem. Ele revela que colabora com água, comida e demais necessidades.

No local, vivem cerca de cinco crianças, entre elas bebês. É o caso de Maria Alexandrina, de 42 anos, que mora com dois filhos, um deles de um ano; uma neta adolescente; uma neta de colo; o pai e um irmão.

Alexandrina afirma que não tem como sair de lá, pois não trabalha e não tem nenhuma renda. Antes do ocupar a área da Vila Piloto morava em uma fazenda com o marido e após a separação, ficou sem ter onde morar. Ela vive com a ajuda do pai, que é aposentado.

EXPECTATIVA

As famílias esperam receber alguma ajuda por parte da prefeitura municipal e aguardam a visita de um representante para que possa ser debatida a situação dos ocupantes.

OUTRO LADO

Procurada pela reportagem do Perfil News, a Secretaria de Comunicação informou que o assessor jurídico Clayton Mendes de Moraes, que participou da audiência onde a Juíza Aline Beatriz de Oliveira determinou a desocupação do local, poderia oferecer mais informações sobre o caso. Porém, Clayton Mendes está viajando e volta na segunda-feira (26).

Há cerca de um mês, aproximadamente 60 pessoas vivem na área de propriedade da prefeitura municipal, na Vila Piloto (Foto: Edivelton Kologi)

Georgia, à direita, ajuda a nova vizinha, recém separada (Foto: Edivelton Kologi)

Daniel Atanásio, 46, mora próximo ao local da ocupação e ajuda os novos vizinho com o que pode (Foto: Edivelton Kologi)

Maria Alexandrina e a família na casa improvisada com madeiras e lonas (Foto: Edivelton Kologi)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.