23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Trabalhadores das indústrias de celulose e papel podem entrar em greve

16/09/2014 10h27 – Atualizado em 16/09/2014 10h27

FIBRIA/IP/ELDORADO:Em negociação, patrões e empregados não entram em acordo e greve pode acontecer

Uma nova manifestação por reajuste salarial está sendo realizada neste momento, agora nas instalações da Eldorado Brasil, onde dirigentes sindicais, liderados pela Sititrel, informam aos trabalhadores as mesmas questões já colocadas aos da Fibria e IP

Léo Lima

Um ganho real de 2% mais o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 6,33%. Isto é o que o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Papel e Celulose de Três Lagoas (Sititrel) reivindica de reajuste salarial para os operários da Fibria, International Paper (IP) e Eldorado Brasil. Mas, segundo o presidente da entidade sindical, Almir Morgão, as empresas só oferecem 0,63% de aumento real e o valor do INPC.

Assim como ocorreu ontem (15) de manhã no site da Fibria e da IP, dirigentes de entidades sindicais representantes da CUT, Força Sindical, Nova Central e Fenap (Federação Nacional dos Papeleiros), liderados pelo Sititrel, estão neste momento, sem atrapalhar o andamento dos trabalhos na indústria (que funciona normalmente), fazendo manifestação nas instalações da Eldorado Brasil, que possui em seu quadro funcional cerca de 1.200 trabalhadores em três turnos, expondo a situação da negociação com os patrões.

LUTA DE PROPOSTAS

Em cima de um caminhão de som, as lideranças sindicais falaram aos trabalhadores da Eldorado sobre a importância de união em cima da luta proposta pelos sindicatos, como forma de pressionar um maior reajuste do que o oferecido pelas empresas. “Vamos unificar nossas propostas. Não aceitem esse reajuste, lutem por seus direitos”, conclamou um representante da Fenap. Outro dirigente sindical da mesma entidade, reforçou: “Vamos fazer uma campanha nacional dos papeleiros pela unificação salarial”.

POSIÇÃO DA EMPRESA

Cerca de 200 trabalhadores da Eldorado Brasil, que chegaram para a troca de turno, se mantiveram no local da manifestação para ouvir os discursos. Alberto Pius, diretor de RH, também presente no pátio de entrada da empresa, disse que a diretoria espera que o Sititrel apresente a proposta de 0,5% de ganho real mais o INPC aos funcionários para ser discutida na assembléia. “A negociação continua; não terminou, estamos abertos à negociação”, resumiu ele.

Os representantes das entidades sindicais foram taxativos na informação de que o percentual de ganho real proposto pelas empresas não deve ser aceito pelos trabalhadores. “Já foram rechaçadas essas contrapropostas”, afirmou Almir Morgão.

Para o presidente do Sititrel, “caso não haja uma melhor avaliação das empresas em negociar um percentual maior que o já oferecido, até sexta-feira (19) vamos decidir pela greve ou não. Caso positivo, acionaremos nosso jurídico para, a partir de segunda-feira (22) iniciarmos o movimento paredista”.

Liderados pelo Sititrel, sindicalistas e trabalhadores estão neste momento, sem atrapalhar o andamento dos trabalhos na indústria (que funciona normalmente), fazendo manifestação nas instalações da Eldorado Brasil (Fotos: Ricardo Ojeda)

Cerca de 200 trabalhadores da Eldorado Brasil, que chegaram para a troca de turno, se mantiveram no local da manifestação para ouvir os discursos (Foto: Ricardo Ojeda)

Em cima de um caminhão de som, as lideranças sindicais falaram aos trabalhadores da Eldorado sobre a importância de união em cima da luta proposta pelos sindicatos, como forma de pressionar um maior reajuste do que o oferecido pelas empresas (Foto: Ricardo Ojeda)

Trabalhadores das indústrias de celulose e papel podem entrar em greve

Trabalhadores das indústrias de celulose e papel podem entrar em greve

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.