33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Três Lagoas e Dourados estão entre as dez cidades com melhor oferta de empregos do país

23/02/2014 20h46 – Atualizado em 23/02/2014 20h46

Duas cidades de MS despontam como as que mais oferecem vagas e salários

Dos dez municípios pesquisados, duas cidades de Mato Grosso do Sul apareceram no ranking criteriosamente elaborado pela equipe da revista Veja

Ricardo Ojeda

De acordo com a reportagem da revista Veja, uma equipe de repórteres da publicação esquadrinhou o fluxo de empregos formal em cada um dos municípios brasileiros e partir desse trabalho, foi elaborado um ranking das cidades que fogem à regra da escassez de empregos bem renumerados. De acordo com a lista, os municípios destacados foram os que estão mais criando vagas de empregos, com salários beirando R$ 5 mil.

O resultado final do trabalho elaborado pela equipe da Veja, considerou a perspectiva de manter o ritmo de contratações em 2014, semelhante ao bom desempenho obtido no ano passado.
Dessa lista, apareceram dez municípios onde os repórteres da revista visitaram cada um deles para traçar um paralelo, a fim de checar as profissões mais procuradas, além de avaliar a qualidade de vida local, de acordo com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Os jornalistas constataram que trabalhadores de nível técnico, engenheiros e médicos, são os profissionais que mais se destacam no ranking.

RANKING DOS 10 MUNICÍPIOS

Por outro lado, enquanto a demanda de empregos para quem tem qualificação técnica é abundante em Três Lagoas, em outras regiões do Brasil, está mais difícil de conseguir empregos de boa remuneração.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho, nos municípios considerados grandes centros, a taxa de empregos é uma das mais baixas no último ano. Segundo o órgão, quando existe emprego, o salário é baixo, gira em torno de dois salários mínimos, 1.448 reais.

A expansão de alguns municípios pelo interior do Brasil, a demanda por mão de obra qualificada está em ascensão.

Os dez municípios que aparecem nas 10 páginas da revista, esquadrinhado pela equipe de Veja, foram na sequência:

  • 1º Itabira (MG)

  • 2º Dourados (MS)

  • 3º Três Lagoas (MS)

  • 4º Saquarema (RJ)

  • 5º Ipojuca (PE)

  • 6º Maragojipe (BA)

  • 7º Altamira (PA)

  • 8º Indaiatuba (SP)

  • 9º Vila Velha (ES)

  • 10º São José do Norte (RS)

R$ 12 BI DE INVESTIMENTOS

Segundo a pesquisa, duas cidades de Mato Grosso do Sul, despontaram na lista, Dourados e Três Lagoas. Dourados, com população estimada em 207.500 habitantes, apareceu em segundo lugar no ranking, enquanto Três Lagoas, com 109.600 moradores, conquistou o terceiro lugar do ranking dos municípios pesquisados.

De acordo com a reportagem, na última década, Três Lagoas recebeu 54 indústrias e investimentos de 12 bilhões de reais. A revista ainda faz uma previsão positiva, devido para mais duas décadas de crescimento e geração de empregos, devido o ciclo da exploração de madeira (que dura 21 anos), para abastecer as duas fábricas de celulose implantada no município.

Novos investimentos como a construção de um shopping, hospital e ampliação das fábricas de celulose prometem aquecer ainda mais o mercado local, gerando novas frentes de trabalho e renda para os cofres da prefeitura.

Equipe de repórteres da revista Veja elaborou uma lista dos 10 municípios brasileiros que oferecem vagas e salários de 5 mil reais por mês ou mais (Foto: Reprodução)

Capa da revista Veja, uma das publicações de mair tiragem no país e uma das mais influentes do mundo (Foto: Reprodução)

Para atender a demanda dos migrantes que procuram Três Lagoas para  vagas no mercado de trabalho, novos loteamentos e construção de imóveis expandem em vários pontos da cidade (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.