21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

TV Morena lança canal HDTV para ampliar qualidade da transmissão em Três Lagoas

09/06/2014 15h12 – Atualizado em 09/06/2014 15h12

A transmissão da TV Morena em Três Lagoas vai ser em alta definição, melhorando a qualidade do sinal, imagem e som, a partir desta terça-feira quando a afiliada da Globo em MS lança o canal HDTV

Léo Lima

No dia 15 de outubro de 2013, os moradores de Dourados e Ponta Porã amanheceram com a notícia de que as regiões, a partir da data, seriam beneficiadas com a melhoria da qualidade de sinal, imagem e som de uma das emissoras de televisão mais importantes do país. Era o lançamento do sinal HDTV da TV Morena em Dourados e Ponta Porã. “O que era bom ficou ainda melhor: a transmissão da programação da TV Morena agora é em alta definição, HDTV”, enfocava texto da emissora, na época.

E é o que vai acontecer em Três Lagoas, a partir desta terça-feira (10), quando a TV Morena, que já produziu e melhoria do sinal em outras 19 cidades (a começar pela Capital, Dourados e Ponta Porã), dando cobertura em torno de 60% dos municípios de Mato Grosso do Sul, concretizar o lançamento do canal HDTV aqui.

“A população agora poderá assistir a TV Morena aonde quiser, na rua, no ônibus, no celular, na hora em que preferir, aberta e gratuita como sempre”, avaliam os diretores da emissora.

LANÇAMENTO

Segundo informações da TV Morena em Três Lagoas, o evento vai acontecer a partir das 19 horas, no Buffet Muller, localizado na avenida Aldair Rosa de Oliveira, 1.000, na Circular da Lagoa.

Várias autoridades foram convidadas para prestigiar o evento, que contará também com a presença dos diretores da Rede Globo, como o Gerente Regional de Afiliadas Globo, André Pereira; gerentes da Rede Matogrossense de Televisão, clientes, agências e parceiros da TV Morena.

MELHOR QUALIDADE

Com a transmissão do sinal digital não há perda na qualidade da imagem e som, eliminando os chuviscos e interferências nos programas, como havia no sistema analógico. O telespectador poderá assistir com 100% de qualidade os programas favoritos na grade de programação da TV Morena.

O três-lagoense deverá acessar o Canal 4.1 (HDTV) para sintonizar a TV Morena.

O QUE É HDTV

Muita gente confunde televisão digital com TV de alta definição (HDTV). A televisão digital é um formato de transmissão e até 2007 era oferecida no Brasil apenas por operadoras de TV à cabo ou via satélite como a NET, Sky e TVA. Há quase dois anos, o país passou a adotar um sistema de transmissão de sinal digital dos canais de televisão aberta.

Com a ajuda de um conversor de sinal analógico em digital (também chamado de set top box), é possível usar as antigas TVs de tubo para assistir – nas cidades onde o sistema já funciona – aos programas prediletos de alguns canais abertos no sistema digital. Só que isso não quer dizer muita coisa.

Com uma televisão de tubo, o sinal digital tem apenas o poder de melhorar a imagem analógica, ou seja, chuviscos, sombras e chiados desaparecem, só que o telespectador ainda assim não está próximo de aproveitar a melhor qualidade de imagem. Para isso, terá que comprar uma televisão de alta definição, também conhecida como HDTV.

INVESTIMENTOS

A HDTV é muito mais que um sinal de qualidade. Nessa tecnologia estão envolvidos investimentos por parte das emissoras que precisam de câmeras filmadoras de alta definição, estúdios bem preparados porque nas imagens em alta definição não escapam falhas estéticas, edição e tratamento de imagens em alta definição.

Parte da programação já recebe esse tratamento especial da produção à finalização das imagens. Então, para desfrutar da melhor imagem é preciso comprar uma televisão HD e usar um conversor. Também dá para assinar algum serviço entre as operadores que oferecem pacotes de canais em alta resolução e ter em casa programação de alguns canais abertos e fechados.

Comprar uma televisão HD sem receber a transmissão digital significa mais dor de cabeça do que imagens espetaculares. Isso porque as televisões mais modernas têm a tela mais larga (widescreen) e quando recebe o sinal da televisão convencional analógica, automaticamente estica a imagem para que esta se adapte à largura do televisor, deformando o conteúdo.

GANHO DE IMAGEM

Outra característica importante é a relação de aspecto. Nas televisões de tubo o aspecto é de 4:3. Isso quer dizer que a imagem é projetada na tela numa relação de 4 unidades de largura por 3 de altura. Nos aparelhos de alta definição, essa relação é de 16:9, o que resulta em ganho de imagem lateral.

TV Morena lança canal HDTV para ampliar qualidade da transmissão em Três Lagoas

Estádio Madrugadão: a TV Morena já transmitiu vários jogos do Misto, originando imagens de Três Lagoas (Foto: G1 MS)

A jornalista Laureane Schimidt foi uma das repórteres que trabalhou na TV Morena em Três Lagoas (Foto: Google)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.