18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vereadores limpam a pauta antes do recesso e aprovam 11 projetos

17/07/2018 14h20

Lei de Diretrizes Orçamentárias está entre os projetos aprovados; vereadores deixaram encaminhados projetos importantes, como o da cessão de área para instalação da fábrica de papel Unir, que será retomado após o recesso.

Gisele Berto

Na manhã desta terça-feira, 17, os vereadores de Três Lagoas realizaram a 23ª Sessão Ordinária e a terceira sessão extraordinária, para limpar a pauta do primeiro semestre do ano, antes do recesso de 15 dias.

Na sessão ordinária, os vereadores apreciaram 16 projetos de lei, aprovando dez deles. Dentre os aprovados está o projeto de lei nº 47, que “reconhece no município a Linguagem Brasileira de Sinais – Libras – como língua de instrução e meio de comunicação objetiva e de uso corrente da comunidade surda”.

No início da sessão, o professor de Linguagem de Sinais da UFMS, Adriano de Oliveira Gianotto, usou a tribuna para pedir que os vereadores fossem favoráveis ao projeto de lei nº 47 que não só reconhece a Libras, mas que é um grande avanço na inclusão de pessoas surdas na sociedade.

Além das aprovações, durante a Ordem do Dia, foram eleitos o vereador Tonhão para o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora e o vereador Apóstolo Ivanildo como presidente da comissão de Saúde e Assistência Social. Estes cargos ficaram vagos, após afastamento da vereadora Marisa Rocha.

Além do projeto de lei 47, também foram aprovados:

  • Projetos de lei nº 4: “dispõe sobre o desconto no IPTU (imposto predial territorial urbano) a empresas e munícipes que instalarem câmeras de vídeomonitoramento, denominado “Cidade Vigiada”

  • Projeto de lei nº 6: “dispõe sobre a instalação de lixeiras seletivas nos pontos de ônibus do município”

  • Projeto de lei nº 9: “institui o fomento ao “Tempo de Despertar” que dispõe sobre a reflexão, conscientização e responsabilização dos autores de violência doméstica e grupos reflexivos de homens”

  • Projeto de lei nº 12: “dispõe sobre a apresentação e exibição de animais em estabelecimentos, exposições, shows e eventos similares; proíbe entregá-los como brindes ou em sorteios”

  • Projeto de lei nº 24: “torna obrigatório o atendimento preferencial às pessoas com transtorno espectro autista nos estabelecimentos públicos e privados do município”

  • Projeto de lei nº 34: “institui o Dia Municipal da Empregada Doméstica no município”

Em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias, para elaboração do orçamento de 2019, em segundo turno, sem emendas.

Encaminhados

Alguns projetos de lei foram encaminhados e voltarão em tramitação em agosto, após o retorno do recesso legislativo. São eles:

  • Projeto de lei nº 219: “institui o programa de incentivo e desconto, denominado “IPTU Verde” no âmbito do município”.

  • Projeto de lei nº 11: “dispõe sobre a oferta e cobrança de serviços do tipo “couvert artístico” no município”.

  • Projeto de lei nº 35: “institui no calendário oficial de eventos do município, o “Dia do Protetor Animal”, a ser comemorado anualmente no dia 04 de outubro”.

  • Projeto de lei nº 53: “autoriza o poder executivo a ceder em comodato, para posterior doação, área à empresa Unir Indústria e Comércio de Produtos de Higiene LTDA – EPP”.

  • Projeto de lei nº 58: “institui cláusula de inalienabilidade temporária nas doações de áreas do município”

  • Projeto de lei nº 60: “autoriza o poder executivo a ceder em comodato, para posterior doação, área à empresa João Carlos Padoa – ME”.

Lei de Diretrizes Orçamentárias já havia sido aprovada em primeira votação, no dia 10 de julho, e hoje teve a confirmação da aprovação, sem emendas. Foto: Divulgação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.