28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

5 dicas para se prevenir de doenças respiratórias comuns no outono e inverno

25/05/2016 11h08 – Atualizado em 25/05/2016 11h08

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir que as doenças apareçam em casa, por exemplo, é a ventilação do ar no ambiente

Assessoria

É muito comum que as doenças respiratórias apareçam nas estações mais frias do ano e, por isso, é preciso redobrar os cuidados com a saúde. Por causa das baixas temperaturas e das mudanças climáticas típicas do outono e inverno, a imunidade do corpo diminui, fragilizando as defesas do organismo.

Amidalite, sinusite, faringite, bronquite, asma, otite, laringite e pneumonia são algumas doenças mais frequentes nesta época do ano. Isso acontece pela diminuição da incidência dos raios ultravioletas, o que facilita a sobrevivência dos vírus por mais tempo e a sua transmissão entre as pessoas. Além disso, é comum os agrupamentos em ambientes fechados, aumentando o risco de contaminação.

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir que as doenças apareçam em casa, por exemplo, é a ventilação do ar no ambiente. Para isso, o uso do ar-condicionado Split é uma ótima opção. Alguns modelos disponíveis no mercado apresentam as funções quente e frio para aquecer e esfriar o local, além de filtros específicos para eliminar a poeira e bactérias.

Para você aproveitar as estações mais frias do ano livre de doenças, separamos algumas dicas que podem ser seguidas no dia a dia. Confira:

1. Tenha uma alimentação saudável

Evite ao máximo passar muito tempo sem se alimentar. Prefira também alimentos naturais, como verduras e legumes, e dispense comidas industrializadas. Manter uma alimentação saudável irá fortalecer o seu organismo e prevenir que você pegue doenças com mais facilidade.

2. Durma bem

O ideal é que as pessoas tenham oito horas de sono por dia para manter o corpo ativo e imune. Descanse bem e evite ligar a televisão antes de dormir, pois a luz e o som do aparelho atrapalham o descanso. Outra dica importante é evitar ingerir café após as 17h, pois a substância pode atrapalhar o seu sono durante a noite.

3. Faça atividades físicas

Exercícios físicos são de extrema importância em qualquer época do ano. Porém, eles contribuem ainda mais com a saúde no frio. As atividades físicas melhoram a respiração e evitam a insônia e as doenças respiratórias e cardíacas. O ideal é que a prática aconteça no mínimo três vezes por semana. Consulte um médico antes de começar os treinos e saiba respeitar os seus limites.

4. Tome bastante líquido

A água é um dos principais aliados para diluir o muco, além de contribuir bastante com o transporte de nutrientes e a regulação da temperatura corporal. A quantidade ideal de ingestão do líquido depende muito do quanto a pessoa se exercita por dia, do clima e do metabolismo. Recomenda-se beber cerca de dois litros de água por dia.

5. Evite locais fechados

Como dito anteriormente, os locais fechados são fontes de vírus e bactérias causadores de doenças respiratórias. Ficar em ambientes sem ventilação facilita muito a troca de microrganismos entre as pessoas, podendo levar à contaminação.

(*) Conversion

Amidalite, sinusite, faringite, bronquite, asma, otite, laringite e pneumonia são algumas doenças mais frequentes nesta época do ano. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.