28.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Aves do Pantanal estão disputando comida com aves vindas da Amazônia

01/08/2014 17h33 – Atualizado em 01/08/2014 17h33

Aves do Pantanal estão disputando território e comida com aves vindas da Amazônia

As espécies da Amazônia e as do Pantanal disputam os mesmos alimentos e isso pode acarretar a redução ou a extinção de espécies

Assessoria

Pesquisa do Projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, indica que aves da Amazônia estão migrando para o Pantanal. A conclusão é do coordenador técnico, chefe de pesquisa e fotógrafo do projeto, Douglas Trent.

Segundo Douglas, aves como a curica (Amazona amazónica), a esmeralda-de-cauda-azul (Chlorostilbon mellisugus), o mutum-cavalo (Pauxi tuberosa), a garça-da-mata (Agamia agami), o gavião-de-anta (Captrius ater), o araçari-miudinho-de-bico-riscado (Pteroglossus inscriptus) e o alegrinho-do-rio (serpophada hypoleuca), até algum tempo avistadas somente na Amazônia, estão descendo o Rio Paraguai e indo para o Pantanal. A razão pode ser o aquecimento global, embora não haja certeza absoluta a esse respeito.

DESQUILÍBRIO

A notícia não é boa para o equilíbrio ecológico, uma vez que as espécies da Amazônia e as do Pantanal disputam os mesmos alimentos. E isso pode acarretar a redução ou a extinção de espécies.

O Projeto Bichos do Pantanal foi criado com o objetivo de mapear e analisar toda a fauna de Cáceres, na Bacia do Alto Pantanal, no estado do Mato Grosso; criar um inventário com documentação das populações e dos territórios dos animais estudados, incluindo peixes, ariranhas, lontras, aves e onças-pintadas; promover a educação ambiental; gerar emprego e renda relacionados ao turismo sustentável, desenvolvendo a região, e fornecer subsídios para a criação de políticas públicas.

PROGRAMA

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras prevê investir 1,5 bilhão até 2018, em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Para saber mais sobre o projeto, basta acessar http://www.bichosdopantanal.org/

(*) Com Assecom da Petrobras

Mutuns-cavalo, originários da fauna amazônica estão entre as aves que migraram para o Pantanal (Foto: Isabel Pellizzer)

A Curica ou papagaio do mangue (Foto: Avesdocerrado)

As aves da Amazônia estão disputando alimentos com espécies do Pantanal, que podem até serem extintas (Foto: Divulgação)

Mutuns-cavalo são outra espécie que invadiu território pantaneiro, oriundo de terras amazônicas (Foto: Google)

Aves da espécie gavião-de-anta, que também estão na região pantaneira vindas da Amazônia (Foto: Isabel Pellizer)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.