18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brecha do WhatsApp pode revelar com quem você conversa

11/10/2017 13h16

Engenheiro nos EUA formatou uma teoria que pode preocupar os mais conectados

Redação

Um estudo realizado pelo engenheiro de software Rob Heaton, revelado ao site The Next Web, garante que é possível gerar um compilado de dados de usuários do WhatsApp por meio de uma extensão no Google Chrome, que reconhece informações pela versão web do aplicativo de mensagens.

A possibilidade – ainda no campo teórico – diz que as informações de “visto por último” e “está on-line” podem ser registradas nas configurações do navegador web. Com essa informação em mãos, um hacker pode monitorar esses dados para verificar os horários em que a pessoa utiliza o aplicativo e fazer cruzamento de informações de rotina.

De acordo com o site The Next Web, os dados também podem ser transformados em gráficos de quais horários a pessoa viu o aplicativo pela última vez – gerando uma média de quando a pessoa foi dormir, por exemplo. Assim, essas informações poderiam ser valiosas para empresas que vendem remédios para dormir.

Outro ponto do estudo realizado por Heaton é que os dados dos contatos do investigado também ficam
abertos e podem ser cruzados com o usuário original. Segundo ele, haveria um sistema capaz de funcionar sozinho, catalogando os dados de conexão dos usuários e os entregando em uma lista, mostrando qual é a frequência de conversa e em quais horários. Assim, é possível ver quando casais tem conversas de maior duração ou a recorrência de janelas com outras pessoas fora do relacionamento.

O WhatsApp ainda não se pronunciou sobre o assunto.

(*) Gaúcha ZH

Foto: Reprodução

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.