27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ciência sem Fronteiras abre inscrições para novas chamadas​

23/08/2014 09h36 – Atualizado em 23/08/2014 09h36

De acordo com o número da chamada, as inscrições podem ser feitas até os dias 29 ou 30 de setembro

Da Redação

O programa Ciência sem Fronteiras anunciou, na semana passada, novas chamadas para graduação-sanduíche, em que o acadêmico realiza parte de sua graduação fora do país. Ao todo, são 21 países de destino: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia. Para conferir quais são as áreas contempladas, acesse o link: http://goo.gl/9tRsbP.

INSCRIÇÕES

De acordo com o número da chamada, as inscrições podem ser feitas até os dias 29 ou 30 de setembro. Cada chamada corresponde a um país de destino e a lista completa pode ser acessada no endereço: http://goo.gl/jVPWyV.

Entre os requisitos obrigatórios para todas as chamadas estão: obter nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos; e ser homologado pela instituição de ensino superior de origem.

É necessário também cursar uma das áreas contempladas pelo programa. Aos alunos da área de saúde, é necessário verificar as exigências específicas de cada umas das chamadas: há países que aceitam alunos do ciclo básico e clínico, há chamadas que aceitam somente alunos do ciclo básico e há países que não aceitam alunos da área da saúde.

BENEFÍCIIOS

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de estudo no país. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet.

A interlocução com o Ciência sem Fronteiras, inclusive para candidatos com dificuldades no acesso ao formulário de inscrições, deverá ser realizada exclusivamente via protocolo, através do “Fale Conosco” do site do programa: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf.

O PROGRAMA

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa.

(*) Com informações de Assecom UFGD

De acordo com o número da chamada, as inscrições podem ser feitas até os dias 29 ou 30 de setembro (Foto: Google Imagens)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.