24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Com 65% das crianças vacinadas, campanha da pólio irá até sexta-feira

01/09/2015 13h03 – Atualizado em 01/09/2015 13h03

Segundo Setor de Imunização, até o momento, 5.011 crianças receberam a gotinha

Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização informa que foi prorrogado até sexta-feira (04), o prazo de vacinação contra a pólio no Município. Segundo dados divulgados pelo setor nesta terça-feira (1º), até o momento, 65% das crianças de 0 a 5 anos de idade receberam a gotinha.

A Campanha de Vacinação, do Ministério da Saúde, em parceria com Estados e Municípios teve início na primeira quinzena deste mês, sendo que para atingir a meta, o setor responsável realizou primeiramente vacinação nos Centros Educacionais Infantis, antes mesmo do dia D que foi 15 de agosto.

A meta é que 7.180, ou seja, 95% das crianças com a idade citada recebam a vacina, porém, 5.011 foram imunizadas. Além da vacina contra a Pólio, os responsáveis podem levar as crianças em qualquer unidade de saúde do município para atualizar a carteira de vacinação.

Segundo nota publicada pela Secretaria de Estado de Saúde de MS, foram distribuídas em todo o Estado 224,1 mil doses, entretanto, houve apenas 65% de cobertura vacinal no Estado, sendo que a meta mínima é de 95%. No Brasil, a expectativa é vacinar, pelo menos, 12 milhões de crianças de seis meses a cinco anos incompletos, o que representa 95% nesta faixa-etária. O público total é de 12,7 milhões.

CAMPANHA

Os pais e/ou responsáveis que ainda não levaram as crianças para tomar a vacina, podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e ter em mãos a carteira de vacinação.

O objetivo da campanha, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, é manter o país livre da pólio, uma vez que o último caso da doença foi registrado em 1989.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

A meta que a secretaria de saúde espera chegar é de 95% das crianças três-lagoenses vacinadas. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.