16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Comando Nacional do Transporte chama caminhoneiros a “fechar Brasília”

02/03/2015 15h46 – Atualizado em 02/03/2015 15h46

Os caminhoneiros se manifestam contra o recente aumento do óleo diesel, além de pedir a definição de um valor mínimo para o frete

Da redação

O Comando Nacional do Transporte divulgou neste final de semana um vídeo no qual Ivar Luiz Schmidt, um dos líderes do movimento do transporte, convoca os caminhoneiros para um buzinaço hoje (02), com o intuito de “fechar Brasília”. Os caminhoneiros se manifestam contra o recente aumento do óleo diesel, além de pedir a definição de um valor mínimo para o frete.

As manifestações continuam em menos pontos, após a proposta do governo federal ter sido aceita pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística.

Na proposta apresentada, o governo prometeu sancionar sem vetos a Lei dos Caminhoneiros, prorrogar por 12 meses o pagamento de caminhões, conforme o Programa Procaminhoneiro, além de criar, por meio de negociação entre caminhoneiros e empresários, uma tabela referencial de frete.

Nos vídeos divulgados pelo Comando Nacional do Transporte, Schmidt convoca os caminhoneiros a se dirigir aos postos de combustíveis localizados nas proximidades de Brasília, para organizar a logística do buzinaço, prometido para esta segunda-feira, por volta das 18h, na capital federal. “Conclamo todos a fechar Brasília”, disse o caminhoneiro. Veja o video: acesse

Em nota divulgada ontem (1º), a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que o governo vai ampliar a presença das forças policiais para garantir o cumprimento das decisões judiciais e a desobstrução das rodovias, em busca de garantir o direito ao trabalho e o abastecimento da população. No texto, o governo reiterou o compromisso com as propostas anunciadas na semana passada e a disposição para o diálogo.

APOIO NACIONAL

O movimento dos trabalhadores no transporte tem recebido críticas de alguns setores e também apoio por parte de entidades ligadas a diversos segmentos. Como o caso de jipeiros e pessoal do Lions Clube de Maringá (PR), estado onde a manifestação é mais ferrenha.

Recentemente, o três-lagoense Mário Tabox se uniu ao pessoal do clube de serviço paranaense e participou de ação em favor dos caminhoneiros, servindo sanduíches aos que estavam participando dos protestos nas rodovias daquele estado. Ele, atualmente, se divide entre Três Lagoas e Maringa, onde reside também.

Outra manifestação em favor do movimento dos caminhoneiros se deu no sábado (28) em Campo Grande. Cerca de 150 veículos saíram em buzinaço pela Avenida Afonso Pena, centro da capital sul-mato-grossense, até a MS-040, onde havia concentração de manifestantes.

(*) Com Agência Brasil

Caminhoneiros devem

Em MS, os caminhoneiros deixaram as BRs e estão agora parados nas estradas estaduais, como a MS-040 (Foto: MS Notícias)

De camisa azul, Mário Tabox prepara pão com mortadela para servir depois aos caminhoneiros (Foto: Arquivo)

Pessoal do Lions Club de Maringá está dando apoio aos caminhoneiros (Foto:Arquivo)

Parte dos alimentos (pão, presunto) que os jipeiros e pessoal do Lions de Maringá levaram para doar aos caminhoneiros (Foto: Arquivo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.