32.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Comissão aprova sorteio para escolha de beneficiários de financiamento habitacional

21/01/2017 09h29

O relator da matéria, deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) elogiou a iniciativa e disse que “a falta de controle social na execução de projetos habitacionais favorece o uso político”

Da redação

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2829/15 que determina que a seleção de beneficiários de financiamentos habitacionais seja feita por sorteio eletrônico, com divulgação imediata.

A medida alcança os repasses no âmbito do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) (Lei 11.124/05) e todos os programas habitacionais com gestão ou financiamento da União.

O relator da matéria, deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) elogiou a iniciativa e disse que “a falta de controle social na execução de projetos habitacionais favorece o uso político”.

Ele propôs substitutivo ao texto original para deixar claro que a regra do sorteio vale apenas para os financiamentos habitacionais que utilizem recursos do Tesouro Nacional.

Para o autor do projeto, deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), a iniciativa vai coibir desvio de recursos públicos.

O deputado observa que a legislação exige transparência nos repasses de dinheiro do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), mas não especifica metodologia para a seleção das famílias beneficiadas, além do cadastro feito pelo Ministério das Cidades.

TRAMITAÇÃO

A proposta tramita de forma conclusiva e aguarda análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA

(*) Agência Câmara Notícias

Hildo Rocha:

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.