21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Como estar bem preparado antes de investir em algum negócio

13/02/2016 08h22 – Atualizado em 13/02/2016 08h22

Investir não é uma tarefa fácil, mas se você souber o que está fazendo e com o que está lidando, é possível conseguir bons resultados

Assessoria

Investir tem se tornado algo cada vez mais corriqueiro ao brasileiro, que passaram a ver mais sentido em ter um negócio próprio ou uma sociedade do que apenas deixar as economias paradas na poupança.

Porém, com a economia nacional – e também a internacional – oscilando, as dúvidas sobre como e em que investir crescem e impedem que novos empreendedores se lancem no mercado.

Investir não é uma tarefa fácil, mas se você souber o que está fazendo e com o que está lidando, é possível conseguir bons resultados. Entretanto, para isso, é necessário que você esteja preparado para enfrentar as atribulações do mundo dos negócios.

NÃO SE ASSUSTE COM A INFLAÇÃO

Por mais que os índices inflacionários não se mostrem favoráveis ou oscilem enquanto o investimento está em curso, se desesperar não é a solução. É importante saber como investir da melhor forma em tempos de alta na inflação, para não perder dinheiro e endividar-se.

Se os índices se mostram desfavoráveis, busque investir em títulos públicos. Usar o Tesouro Direto como uma forma de manter a sua renda extra de investimentos, mas se se arriscar demais, é uma excelente possibilidade.

TENHA UM FOCO DEFINIDO

Quando os negócios fluem bem, é comum que empreendedores se animem e acabem saindo da rota de investimentos que traçaram inicialmente, focando em vários nichos ao invés de um mercado específico.

Porém, com a crise, o ideal é saber no que você quer investir e manter-se focado nisso, de forma a evitar perdas de dinheiro excessivas em outras áreas. Ter um alvo definido para os seus investimentos também permite que você entenda mais sobre ele, dominando a área e sabendo quais os melhores momentos para mergulhar fundo ou segurar o capital. Utilizar os instrumentos de análise adequados e boas táticas de negócios, são a chave para obter bons resultados nesse ramo.

NÃO SEJA EXCESSIVAMENTE CONFIANTE

O mercado e a economia não são coisas imóveis,. Muito pelo contrário, ambos estão se alterando e adaptando constantemente. Por isso, acreditar que, por causa de alguns resultados positivos anteriores, todos os seus próximos investimentos serão bem sucedidos é ingenuidade.

A confiança nos investimentos é importante para saber quando eles darão certo. Porém, também é preciso saber quando uma ideia sua não é tão boa assim e abandoná-la ou modificá-la antes que haja algum prejuízo financeiro.

CONHEÇA TODAS AS OPÇÕES DE CRÉDITO

Realizar empréstimos antes de iniciar um investimento é praticamente uma regra, uma vez que todo o negócio precisa de capital inicial para começar a funcionar. Para evitar dívidas futuras e juros altos, analise todas as opções de aquisição de crédito disponíveis e, se necessário, busque consultoria financeira para saber qual é a melhor para você e seu negócio a curto e médio prazo, levando em consideração pagamento do empréstimo, taxa de juros, etc..

(*) Conversion

É importante estar preparado para enfrentar as atribulações do mundo dos negócios. (Foto: Conversion)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.