23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Correios: Ações marcam o mês de comemoração da Mulher

06/03/2015 15h16 – Atualizado em 06/03/2015 15h16

Cerca de 24% dos empregados dos Correios são do sexo feminino

Assessoria

Em alusão ao mês da Mulher e ao Dia Internacional da Mulher — celebrado no próximo domingo (8) —, os Correios realizam atividades em todo o Brasil para homenagear as trabalhadoras da empresa. O objetivo é promover a conscientização acerca de temas específicos como empoderamento das mulheres e qualidade de vida, entre outros. Para encerrar as atividades, a empresa realizará a Jornada da Liderança Feminina, no dia 26, em sua sede em Brasília e em todas as 28 diretorias regionais do Brasil.

Atualmente, 28 mil mulheres fazem parte do quadro de empregados dos Correios (24% do efetivo total). Já em cargos de gestão, a porcentagem aumenta: as mulheres ocupam hoje em torno de 30% do total.

AÇÕES

Os Correios atuam na construção de uma sociedade mais igualitária e democrática, por meio de ações para valorização da mulher e sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País. Em 2013, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) concedeu à estatal o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, dado a organizações que promovem a igualdade entre mulheres e homens no ambiente do trabalho. Desde 2011, os Correios participam do programa homônimo desenvolvido pela SPM/PR, com objetivo de contribuir para a eliminação da discriminação racial e das desigualdades vivenciadas pelas mulheres no ambiente de trabalho.

Também em 2011 a empresa formalizou a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, junto à ONU Mulheres e ao Pacto Global das Nações Unidas, e em 2014, a empresa aderiu, em parceria novamente com a SPM/PR, à campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte”, com o objetivo de promover a difusão, promoção e fortalecimento de ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Além disso, o acordo coletivo de trabalho dos Correios, assinado com entidades sindicais, estabeleceu cláusulas que contemplam, entre outros temas, o enfrentamento à violência contra a mulher.

(*) Assessoria de Imprensa dos Correios

As colaboradoras dos Correios participarão este mês da Jornada da Liderança Feminina, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.