33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cresce o índice de inadimplência das empresas, revela Serasa

28/01/2015 08h04 – Atualizado em 28/01/2015 08h04

Inadimplência das empresas encerra 2014 com alta de 5,8%, na comparação com o ano anterior; quarto ano de aumento seguido

Assessoria

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas fechou o ano de 2014 com crescimento de 5,8%, na comparação com o ano anterior. É o quarto ano de aumento seguido desde 2010, quando o índice fechou com queda de 3,7% e também representou uma aceleração em relação à alta de 2,5% ocorrida na inadimplência das empresas em 2013. Na variação anual – dezembro de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o indicador subiu 3,0%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o quadro de recessão/estagnação econômica predominante no ano passado, prejudicando a geração de caixa das empresas, bem como a elevação de custos financeiros (aumento das taxas de juros) e não financeiros (alta do dólar, dos salários acima dos ganhos de produtividade, etc.) afetaram negativamente a saúde financeiras das empresas, provocando aceleração dos níveis de inadimplência.

Valor médio das dívidas

O valor médio dos títulos protestados apresentou alta de 15,1% no acumulado do ano de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio das dívidas não bancárias também teve crescimento de 5,6%. Já o valor médio da inadimplência com os bancos e dos cheques sem fundos registrou queda de 7,7% e 3,1%, respectivamente. Confira mais informações na tabela abaixo:

Dezembro 2014

Em dezembro de 2014, na comparação com o mês anterior (novembro), todas as modalidades da inadimplência das empresas tiveram alta e fizeram com que o indicador registrasse no último mês do ano avanço de 4,5%. As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e a inadimplência com os bancos apresentaram variações positivas de 0,7% e 1,6% e ambas contribuíram com 0,3 p.p. Os títulos protestados e os cheques sem fundos registraram alta de 13,0% e 5,7% e contribuíram com 3,0 p.p. e 0,9 p.p., respectivamente. Veja os dados completos na tabela abaixo:

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições bancárias e não bancárias.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian.

(*) Com Serasa Experian

O valor médio dos títulos protestados apresentou alta de 15,1% no acumulado do ano de 2014 (Foto: Faems)

Cresce o índice de inadimplência das empresas, revela Serasa

Cresce o índice de inadimplência das empresas, revela Serasa

Cresce o índice de inadimplência das empresas, revela Serasa

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.