28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Desenvolvimento econômico de Três Lagoas é referência para curso de Doutorado da UFGD

17/02/2016 14h37 – Atualizado em 17/02/2016 14h37

Secretaria de Desenvolvimento apoia e participa de atividades nos dias 18 e 19 que contará com visitas técnicas e briefings técnicos com o secretário de desenvolvimento econômico e diretor de indústria e comércio

Assessoria

Entre os dias 18 e 19 de fevereiro alunos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) virão a Três Lagoas para participarem de palestras com secretário e diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico visitas ebriefings técnicos no auditório do SEST/SENAT.

O trabalho recebe todo respaldo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, pois o crescimento industrial do município se deu graças a uma política bem elaborada de isenção de impostos, infraestrutura e seu posicionamento geográfico, que oportunizou a implantação de grandes indústrias solidificando o município como maior exportadora do Estado.

Por essa razão, a gestão municipal passa a ser vitrine, oportunizando trabalhos de campo e referência de estudos e pesquisas. Desta forma, o curso de Mestrado e Doutorado em Geografia da (UFGD) buscou o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para que apresente aos doutorandos, os processos do desenvolvimento da indústria em Três Lagoas.

Essas palestras fazem parte do projeto “Dimensões territoriais da indústria em Três Lagoas” é liderado pelo Prof. Dr. Adauto de Oliveira e trata-se de uma atividade inserida na disciplina “Estado e Desenvolvimento Capitalista no Brasil” para contextualizar os alunos de maneira prática sobre como se deu o crescimento do município por meio da estratégia geográfica.

CRONOGRAMA

No dia 18, na parte da manhã, às 9h será realizada a visita técnica na Eldorado Brasil e no período da tarde serão realizados dois briefings técnicos sobre a industrialização local com o tema: “Desenvolvimento Industrial de Três Lagoas/MS: Estratégias e Resultados” desenvolvidos pelo diretor de indústria e comércio de Três Lagoas, Diógenes Marques e “A Política Industrial Brasileira e Geoeconomia de Mato Grosso do Sul” explanada pelo Prof. Me. e doutorando em geografia, Cristovão Henrique.

Já no dia 19 a Prof.ª da UFMS e Coordenadora do Programa de pós-graduação em Geografia do campus de Três Lagoas Dr. ª Edima Aranha, apresenta o briefing “A questão urbana e a produção do Território em Três Lagoas”.

Na oportunidade, o secretário de desenvolvimento econômico André Milton abordará o tema: “Cenários e Perspectivas industriais de Três Lagoas” que condensa informações acerca dos potenciais que o município possui.

As últimas atividades dos acadêmicos serão visitas técnicas na Eldorado Brasil e aos distritos industriais 1 e 2, bem como ao terminal multimodal Fibria (Jupiá), além de percorrerem os conjuntos habitacionais populares do Novo Oeste situados no município.

(*) Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Três Lagoas

As últimas atividades dos acadêmicos serão visitas técnicas na Eldorado Brasil e aos distritos industriais 1 e 2, bem como ao terminal multimodal Fibria (Jupiá), além de percorrerem os conjuntos habitacionais populares do Novo Oeste situados no município. (Foto: Assessoria).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.