21.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Divulgado o resultado preliminar do edital para contratar serviços às redes de catadores de materiais recicláveis

22/11/2014 10h27 – Atualizado em 22/11/2014 10h27

O edital destinará um total de R$ 5,3 milhões para contratar assessorias a redes de catadores, recursos provenientes da Fundação BB e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Assessoria

O resultado preliminar do edital 2014/023, Cataforte III, foi divulgado na quinta-feira (20), e está disponível no site da Fundação BB, emwww.fbb.org.br. O objetivo do edital é a contratação de bases de serviços de apoio às redes de cooperação de catadores de materiais recicláveis. As selecionadas vão prestar serviços de apoio, consultoria e assessoramento técnico para possibilitar aos empreendimentos condições de melhorar a renda e benefícios sociais para os catadores e de estruturar redes solidárias de materiais recicláveis, de modo a possibilitar avanços na cadeia de reciclagem e a inserção como prestadoras de serviços das políticas públicas de coleta seletiva de resíduos sólidos e da logística reversa.

A contratação das executoras de serviços selecionadas no edital contará com recursos totais de R$ 5,3 milhões, provenientes da Fundação BB e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Puderam participar do Edital, cooperativas singulares, associações, centrais de cooperativas e associações, participantes de rede de cooperação de empreendimentos econômicos solidários selecionadas no edital de seleção pública da Secretaria-Geral da Presidência da República nº 01/2013.

Desde 2003, a Fundação Banco do Brasil atua na cadeia produtiva de resíduos sólidos com a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis em ações de geração de trabalho e renda e de educação, e apoia a melhoria das condições de trabalho de catadores de materiais recicláveis. As ações promovem o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários dos catadores, com investimentos em formação e capacitação para a autogestão, infraestrutura (galpões, máquinas, equipamentos, veículos), assistência técnica, assessoramento e consolidação de associações, cooperativas de catadores de materiais recicláveis e fortalecimento de redes de comercialização.

São parceiros da Fundação BB no projeto Cataforte: Banco do Brasil, BNDES, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ministério do Trabalho e Emprego com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (MTE/Senaes), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Petrobras.

(*) Assessoria de Imprensa Fundação Banco do Brasil

O objetivo é a contratação de bases de serviços de apoio às redes de cooperação de catadores de materiais recicláveis (Foto: Google)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.