20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Dólar sobe com preocupações com situação fiscal e exterior

01/09/2015 15h47 – Atualizado em 01/09/2015 15h47

Moeda volta a operar em alta e já alcança a marca de 3,68 reais, com aversão ao risco global e temores com a situação fiscal do país

Da Redação

O dólar voltou a subir nesta terça-feira, alcançando na máxima do dia o valor de 3,68 reais. A moeda americana reage à aversão ao risco no exterior – com os dados frustrantes sobre a indústria na China e em outros países – e também à deterioração fiscal evidenciada na proposta orçamentária entregue nesta segunda-feira pelo governo Dilma ao Congresso. Por volta das 15h20, a moeda subia 1,55%, a 3,68 reais.

O setor industrial da China registrou, em agosto, uma queda maior que a prevista pelos analistas, sinalizando contração da atividade, segundo o índice dos gerentes de compra (PMI) oficial. Os PMIs da Índia e da Rússia também caíram consideravelmente no mês passado. Com isso, as bolsas da Europa amargam o sinal negativo, assim como os índices futuros em Nova York.

Segundo analistas, o ajuste externo reflete o crescente temor de que a desaceleração além do esperado da economia chinesa prejudique o crescimento global e reduza as perspectivas de inflação, o que poderia levar a um adiamento do início do ciclo de alta nos juros nos Estados Unidos.

Na segunda-feira, o dólar terminou cotado a 3,6271 reais na venda, alta de 1,17%. A alta foi motivada por preocupações com a situação fiscal do país, após o governo prever um déficit de 30,5 bilhões de reais no Orçamento em 2016, o que representa 0,5% do PIB. A expectativa de rombo reforça a frustração de agentes econômicos com a condução do ajuste fiscal e agrava preocupações com a perda do grau de investimento do país.

TURISMO

Em algumas casas de câmbio o dólar turismo ultrapassa os 4 reais. Na segunda-feira, ele era oferecido a 4,01 reais no cartão pré-pago na AGK Corretora, e a 4,07 reais, na mesma modalidade na Confidence. Em espécie, a moeda era comercializada a 3,83 reais na AGK e a 3,86 na Confidence. Nas casas de câmbio o dólar é mais caro, pois inclui cotação, impostos e taxas.

(*) Veja

Em algumas casas de câmbio o dólar turismo já ultrapassa os R$ 4. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.