27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ebola: políticas do FMI nos países africanos mais afetados são criticadas

22/12/2014 09h56 – Atualizado em 22/12/2014 09h56

Agência Brasil

As exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI) em matéria de rigor financeiro enfraqueceram os sistemas de saúde dos países africanos mais afetados pelo ebola e impediram uma resposta coordenada para lutar contra a epidemia, dizem pesquisadores.

De acordo com especialistas do Departamento de Sociologia das universidades de Cambridge, de Oxford e da Escola de Higiene & Medicina Tropical de Londres, os programas de reforma exigidos pelo FMI atrasaram o desenvolvimento de serviços de saúde eficazes na Guiné-Conacri, Libéria e em Serra Leoa, os três países mais afetados pela epidemia, que deixou mais de 7.300 mortos em um ano.

“Uma das principais razões da expansão da epidemia foi a fraqueza dos sistemas de saúde da região”, disse o principal autor do estudo, o sociólogo de Cambridge, Alexander Kentikelenis.

“Os programas defendidos pelo FMI contribuíram para os problemas de falta de meios financeiros, de pessoal e de preparação dos sistemas de saúde nos países mais afetados” acrescentou.

Os pesquisadores analisaram as políticas implementadas pelo FMI antes da epidemia, utilizando os dados fornecidos pelos programas de empréstimos financeiros acordados pela instituição entre 1990 e 2014, e os seus efeitos na Guiné-Conacri, Libéria e em Serra leoa.

Segundo os peritos, a área de saúde desses países ficou debilitada pelas exigências de reformas econômicas e a redução das despesas públicas e dos salários, além da descentralização dos sistemas do setor.

“Em 2013, pouco antes do surto de ebola, os três países foram confrontados com medidas econômicas do FMI e nenhum pôde aumentar as despesas sociais, apesar das necessidades prementes na área de saúde”, estimou o sociólogo de Cambridge e coautor do estudo, Lawrence King.

Um porta-voz do FMI disse que o mandato da organização não incluía especificamente o domínio da saúde e que era “totalmente falso” afirmar que a propagação do ebola era uma consequência da política do FMI. “As acusações são baseadas em um mal-entendido e, em certos casos, em uma deformação das políticas econômicas praticadas pelo FMI”, afirmou.

“Desde 2009, empréstimos do fundo a países com baixos rendimentos foram feitos com taxas de juro de 0%, o que liberou recursos para as nações gastarem mais em educação e saúde”, acrescentou.

O porta-voz lembrou que o FMI concedeu, em setembro, ajuda financeira de US$ 130 milhões no quadro da luta contra o ebola, destacando que a instituição planejava fornecer quantia idêntica à Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa no próximo ano.

Ebola: políticas do FMI nos países africanos mais afetados são criticadas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.