21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Eldorado Brasil aposta em eficiência nas florestas

30/11/2015 10h21 – Atualizado em 30/11/2015 10h21

Iniciativas da empresa garantem aumento de produtividade e competitividade, com otimização de recursos

Assessoria

Eficiência operacional e investimento em inovação são dois dos principais fatores que levaram a Eldorado Brasil a um lugar de destaque no cenário global de celulose. Em menos de três anos, a empresa atingiu um desempenho excepcional na área Florestal, garantindo o fornecimento de madeira para produção de 1,7 milhão de toneladas por ano – só nos primeiros nove meses do ano foram colhidos mais de 4,2 milhões de m³ de eucalipto para atender à demanda.

A aposta da companhia é otimizar o uso de recursos para redução de custos. Em processo de diminuição da distância média de suas florestas até a unidade industrial em Três Lagoas (MS), recentemente a Eldorado encerrou suas atividades de colheita de eucalipto em São Paulo, o que garantiu uma economia de R$ 3 milhões ao mês só em pedágio e a otimização de sua estrutura florestal. Atualmente são mais de 200 mil hectares plantados.

Para garantir sua competitividade, a Eldorado também aposta na mecanização de todo o processo florestal, desde a preparação do solo e do plantio até a colheita. Atualmente a companhia tem 85% de seus processos feitos por máquinas, enquanto a média do setor é de 42%, de acordo com o Ipef (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais). Além de gerar economia financeira e garantir aumento de produtividade por hectare plantado, a iniciativa também beneficia trabalhadores, que são menos expostos a riscos e mais especializados.

Muitas das tecnologias adotadas pela área Florestal foram desenvolvidas dentro da Eldorado para solucionar os mais variados tipos de problema. Para o transporte de mudas do viveiro até as frentes de plantio, a área de Desenvolvimento Operacional e Projetos Florestais criou um sistema simples e eficiente, substituindo as caixas tradicionalmente utilizadas por módulos de prateleiras, praticamente dobrando o número de plantas por viagem.

Outro exemplo é o uso de tablets na gestão florestal. Por meio de um aplicativo, é possível acessar remotamente e de forma integrada informações estratégicas sobre as áreas plantadas, substituindo mapas e outros documentos impressos. Entre os detalhes disponibilizados pela solução estão dados coletados pelos drones (ou Vants – veículos aéreos não tripulados) da empresa e os gerados pelo programa de inteligência artificial (ambas iniciativas em que a Eldorado também foi pioneira na aplicação em florestas), além da lista das operações já realizadas em determinado talhão, cuja localização exata é fornecida por meio do GPS. Tudo fica disponível em modo off-line, possibilitando consulta e navegabilidade nos dados mesmo sem conexão.

A Eldorado também tem atividades focadas no melhoramento genético de eucalipto visando à qualidade da madeira para atender a demanda da fábrica de celulose, pesquisando principalmente melhoramento genético, solos e nutrição, o monitoramento de pragas e doenças e qualidade da madeira.

SOBRE ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil, empresa do Grupo J&F, é uma das principais produtoras mundiais de celulose branqueada de eucalipto, com matéria prima proveniente de florestas plantadas e certificadas. Com dois anos de operação, já tem presença consolidada no mercado internacional e ocupa lugar de destaque no setor, pela adoção de tecnologia de ponta e inovação em toda a cadeia produtiva, o que garante resultados competitivos e sustentáveis. Sua fábrica em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, tem capacidade nominal de produção de celulose de 1,7 milhão de toneladas por ano.

(*) Assessoria Eldorado

Muitas das tecnologias adotadas pela área Florestal foram desenvolvidas dentro da Eldorado para solucionar os mais variados tipos de problema. (Foto:Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.