19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Eleitores podem fazer simulações em urna eletrônica no site do TSE

24/09/2016 10h23

É possível votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Há uma lista com candidatos fictícios apenas para os testes

Da Redação

Está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um simulador virtual de urna eletrônica. O mecanismo possibilitará que os eleitores se familiarizem com o sistema, realizando testes, e não cometam erros no dia oficial do primeiro turno de votação.

De acordo com o chefe da sessão de voto informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, a ação visa proporcionar uma votação mais tranquila aos cidadãos. “O processo de eleição é muito simples, mas é importante que o eleitor tenha conhecimento prévio de como a urna funciona”, ressaltou Rodrigo Coimbra.

Por meio do simulador, é possível votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Na página, há uma lista com candidatos fictícios apenas para a prática dos testes.

Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, só é preciso digitar o número do candidato ou do partido de sua preferência. Na tela, surgirão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Caso as informações estejam corretas, a tecla verde “Confirma” deve ser pressionada.

Após o registro do voto para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra “Fim”.

COMO CORRIGIR O VOTO

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja “Corrige” e repita o procedimento anterior.

COMO VOTAR EM BRANCO

Para votar em branco, aperte a tecla “Branco”. Confirme o seu voto apertando a tecla verde “Confirma”.

CUIDADO!

Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistente e, depois, apertar a tecla verde “Confirma”.

(*) Portal Brasil

O simulador conta com candidatos fictícios do esporte, apenas para a prática dos testes (Foto: Reprodução/TSE)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.