27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Em 40 meses de atividades, Eldorado atinge marca mundial de produção de celulose

27/04/2016 11h36 – Atualizado em 27/04/2016 11h36

Em 40 meses, Eldorado Brasil atinge marca mundial de produção de celulose

A empresa promoveu um workshop, com a participação de jornalistas de Três Lagoas para falar da marca de cinco milhões de toneladas alcançada pela empresa em três anos e quatro meses de produção

Ricardo Ojeda e Daniela Silis

Quando aconteceu o lançamento da pedra fundamental da primeira unidade da Eldorado Brasil, em 15 de junho de 2010 o comentário no mercado era de que o projeto não passava de uma aventura e que dificilmente prosperaria. O empreendimento não só saiu do papel, como foi concluído conforme o cronograma estabelecido.

No dia 12 de dezembro de 2012, pontualmente às 12h ocorria o descerramento da placa inaugural da primeira fábrica de celulose do grupo J&F. Três Lagoas passou a contar com duas unidades produtoras de celulose; a Fibria e a Eldorado Brasil.

ATIVIDADE ECONÔMICA

O município que até pouco tempo tinha a pecuária como a principal atividade econômica, passou a ser a cidade onde é produzida a maior quantidade de celulose do planeta, tendo em seu quintal a maior fábrica de celulose branqueada em linha única do mundo.

A partir desta data, além de produzir celulose, os diretores da Eldorado, tinham outra missão: a superação. Precisavam superar metas, aumentar a produtividade e ganhar mercado.

Decorridos 3 anos e 4 meses a empresa não só superou as metas estabelecidas, atingindo a marca de 5 milhões de celulose, como está construindo a segunda linha de produção, o Projeto Vanguarda 2.0.

DE PORTAS ABERTAS

Para comemorar a meta atingida, a direção da Eldorado Brasil abriu as portas da fábrica para a imprensa de Três Lagoas, que foi recebida pelos gerentes da indústria. Um workshop foi promovido e mostrou detalhadamente o processo de fabricação de celulose, além do trabalho realizado durante esse período para atingir a marca em tempo recorde.

O workshop, que teve início às 9h na sala principal de operações da Eldorado Brasil, foi dirigido por dois gerentes de operação técnica da fábrica, Fabio Nakano, gerente geral, e Marcelo Martins, gerente de produção de celulose. Segundo os palestrantes, a fábrica que havia sido projetada para produzir diariamente cerca de 4.237 toneladas ao dia, já supera esta marca e produz em ritmo de 1,7 milhão de toneladas por ano. No dia 22 de março desse ano, quando foi atingido o recorde mundial de produção diária a quantidade chegou a 5.420 toneladas.

Nas imagens abaixo, uma sequência de fotos mostra os percentuais de produção alcançados pela Eldorado

DIFERENCIAL

Segundo Nakano, o diferencial da empresa, que é nova no mercado e já atingiu um número tão grande de produção, é o trabalho em equipe, as pessoas capacitadas e treinadas. “Cinco milhões em três anos e quatro meses é muita produção de celulose. Nenhuma empresa do mundo em uma única fábrica conseguiu fazer uma coisa dessas em um período tão curto”, afirmou.

Dentro da empresa o sistema de promoção é uma forma de reconhecimento levada a sério. Os profissionais têm a condição de serem promovidos, o que contribui com o sucesso da companhia. “Quando surge uma vaga de gerência, não vamos procurar alguém de fora, vamos dar oportunidade a alguém que já faz parte do quadro para promovê-lo, porque aquele profissional já tem os valores que a empresa precisa”, disse Nakano.

RECORDE DE PRODUÇÃO

Desde que a empresa foi startada em dezembro de 2012, as produções foram crescendo e atingindo metas em menos tempo. “O primeiro milhão de toneladas de celulose produzida foi em 314 dias, o segundo foi em 253, o terceiro milhão foi produzido em 231, o quarto em 224 e o quinto, quando foi batido o recorde, em 214 dias”.

Hoje a fábrica corresponde a 10% da produção brasileira de celulose. Com a construção da segunda fábrica, que deve começar a vender celulose para o mercado no início de 2019, o número de pessoas trabalhando na área industrial pode aumentar em 70%. A Eldorado Brasil será a segunda maior produtora de celulose de mercado e com a maior produção em um único site, com um pouco mais de quatro mil toneladas por ano, superada apenas pela Fibria, que é a maior empresa mundial do setor, e que deve manter o posto com o Projeto Horizonte 2.

PRODUÇÃO

Durante o workshop foi explicado os processos que a celulose passa até ficar pronta para a venda, além de explicar as diferenças entre a celulose de fibra longa e fibra curta. A principal diferença é que a fibra curta é utilizada na produção de papeis mais finos e que não tem a necessidade de serem tão firmes, como para escrever, para impressão, para usos sanitários, entre outros. Já a fibra longa é mais utilizada para a produção de papeis mais resistentes, como os sacos de cimento e embalagens, que não podem rasgar.

A primeira etapa do processo começa na floresta, onde são plantadas árvores de espécie folhosas, em que a principal matéria é o eucalipto, que são árvores que possuem fibras curtas. Para a produção da fibra longa, que não é o caso das empresas presentes em Três Lagoas, as árvores utilizadas são as coníferas. Após o tempo de colheita, as madeiras, já descascadas, são picadas em cavacos e levadas para a fase de cozimento.

Na fase de cozimento a celulose começa a ser separada da lignina, que é um líquido preto que se encontra junto à fibra. O produto que sai do cozimento é de cor marrom e ainda será lavado para a separação da lignina, que, se não retirada corretamente, causa uma coloração amarelada. Também é importante dizer que esse líquido não é descartado durante o processo, ele é utilizado como combustível e queimado como fonte de energia para a fábrica.

A produção de celulose obedece várias fases que inicia com a colheita da madeira e a chegada à fabrica onde passa por vários processos como mostra as fotos na galeria abaixo

FINALIZAÇÃO

Depois de lavada, a celulose passa por quatro etapas de branqueamento, que são processos químicos, até que cheguem à última etapa, que é a secagem. Após lavada, branqueada e seca, a celulose é prensada em folhas e empilhadas em fardos (caixas) para serem transportadas. E está aí o processo completo. Todas essas máquinas são controladas por meio de computadores em salas de operações.

De acordo com o gerente de produção de celulose, Marcelo Martins, “além de fazer papel, a celulose tem aplicações específicas para fazer fraldas descartáveis, absorvente íntimo e também alimentos, como sorvetes, salsicha, bala, uma série de outras coisas. Até mesmo roupa, como a viscose, só para mostrar a importância de celulose nas nossas vidas”, afirmou Martins.

A produção de celulose passa por vários processos até o produto final como pode observar na sequencia de imagens abaixo

VISITA À FÁBRICA

Para finalizar o workshop, os jornalistas presentes foram convidados a uma visita à fábrica, guiados pelos gerentes e agentes de segurança da empresa, acompanhados pelo time de comunicação corporativa da empresa. Durante a visita foi possível ver a dimensão da fábrica e como funciona cada processo de produção. Essa foi a primeira vez que a Eldorado promoveu um workshop tendo como roteiro um passeio técnico do empreendimento.

Pela primeira vez uma indústria de celulose convida a imprensa local para uma visita técnica no interior da fábrica, que pode ser acompanhadas pelas imagens na galeria abaixo

Fotos de Ricardo Ojeda e Daniela Silis

Marcelo Martins, gerente de Produção e Fabio Nakano, gerente geral da Eldorado exibem folha de celulose comemorativa ai recorde mundial de 5 milhões de toneladas produzidas em 40 meses (Foto: Ricardo Ojeda)
Produção de celulose da Eldorado Brasil abastece mercado externo, principalmente o continente Asiático. Cerca de 180 a 200 carretas saem diariamente da fábrica com destino ao porto de Santos, onde a empresa possui um terminal próprio. veja nas fotos abaixo (Fotos: Ricardo Ojeda)
Em área onde cultivava pasto para alimentar o gado, o eucalipto avançou se tornando a principal atividade econômica da região. Em algumas propriedades, ainda predomina o  consórcio silvipastoril (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo)
Gerentes da Eldorado Brasil receberam profissionais da imprensa usando camisetas comemorativa ao recorde de produção atingido (Foto: Ricardo Ojeda)
Em 40 meses de atividades, Eldorado atinge marca mundial de produção de celulose
Em 40 meses de atividades, Eldorado atinge marca mundial de produção de celulose
Em 40 meses de atividades, Eldorado atinge marca mundial de produção de celulose
Em 40 meses de atividades, Eldorado atinge marca mundial de produção de celulose
Em 40 meses de atividades, Eldorado atinge marca mundial de produção de celulose
Em 40 meses de atividades, Eldorado atinge marca mundial de produção de celulose
Em 40 meses de atividades, Eldorado atinge marca mundial de produção de celulose
Em 40 meses de atividades, Eldorado atinge marca mundial de produção de celulose

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.