28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em busca de reis no Castelão, Brasil tenta reabilitação contra Venezuela

13/10/2015 17h22 – Atualizado em 13/10/2015 17h22

Sem trio de ícones da geração pela primeira vez em mais de cinco anos, e derrotada na estreia, Seleção espera que atletas assumam responsabilidade nas Eliminatórias

Da Redação

Todo castelo precisa de um rei. O Castelão está à procura de sua majestade. O trono está vago pelas ausências daqueles que brilharam no estádio com o manto amarelo. Neymar, Thiago Silva e David Luiz fizeram gols em Fortaleza, foram decisivos em triunfos importantes. Na terça-feira, às 22h (de Brasília), pela primeira vez em mais de cinco anos, a seleção brasileira entrará em campo sem nenhum dos três, ícones da atual geração. Mas terá pelo menos 11 candidatos a assumirem a coroa e darem um suspiro de alívio ao torcedor na partida contra a Venezuela. A TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem a partida ao vivo. O pré-jogo do site começa às 20h50 (de Brasília).

Rei Hulk 19? Ou seria Douglas Costa VII, em romano? Talvez Miranda, capitão intocável do ex-capitão Dunga. O Brasil precisa de alguém que faça o que não fez na última batalha, no Chile: decida o jogo. Na análise da comissão técnica e dos próprios jogadores, um tanto quanto tendenciosa, a Seleção teve oportunidades de sair vitoriosa na estreia das Eliminatórias, mas fracassou pela falta de contundência nos lances mais agudos. Por isso, inclusive, o meia santista Lucas Lima é cotado para substituir Oscar no Castelão, assim como Ricardo Oliveira pode ganhar uma oportunidade entre os titulares.

Sem Neymar, a tarefa da seleção brasileira é mostrar que já conseguiu colocar em prática aquilo que Dunga pede desde que voltou ao cargo: força coletiva. Há lugar para um “rei substituto” na equipe, enquanto o atacante do Barcelona cumpre seu último jogo de suspensão por ter perdido as estribeiras na Copa América e discutido de forma ríspida com o árbitro?

Desde que Dunga encerrou sua primeira passagem pela Seleção, ao perder para a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, essa será a primeira vez que o time titular não terá Neymar, Thiago Silva ou David Luiz. Nesses mais de cinco anos, sempre, pelo menos um deles estava em campo. Eles foram eleitos, lá atrás, como símbolos de uma mudança cobrada até pelos dirigentes da CBF.

Coincidentemente, o trio marcou três dos quatro gols que o Brasil fez no Castelão desde sua reinauguração, nas vitórias por 2 a 0 sobre o México, e 2 a 1 sobre a Colômbia. O outro foi de Jô.

Com mistério de Dunga e a necessidade de se manter como força soberana no continente, a Seleção receberá a Venezuela às 22h, com mistério de Dunga e necessidade absoluta de vitória.

FICHA TÉCNICA

BRASIL:

Jefferson, Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Oscar (Lucas Lima), Willian e Douglas Costa; Ricardo Oliveira (Hulk). Técnico: Dunga

VENEZUELA:

Baroja, Rosales, Vizcarrondo, Amorebieta e Cichero; Rincón, González e Seijas; Falcón, Jeffrén e Rondón. Técnico: Noel Sanvicente

Data:

13/10/2015 Horário: 22h (de Brasília) Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE) Árbitro: Dario Ubriaco (URU) Auxiliares: Carlos Pastorino e Nicolas Taran (URU) Transmissão: a TV Globo, o GloboEsporte.com e o Sportv transmitem a partida ao vivo

(*)Globo Esporte

Jogo será transmitido hoje a partir das 22h (Horário de Brasília) (Foto:Reprodução)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.