17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em reunião com sindicatos Fibria diz que 51% da mão de obra é local

27/05/2016 17h24 – Atualizado em 27/05/2016 17h24

Em reunião com sindicatos Fibria diz que 51% da mão de obra é local

Coordenadores e gerentes da Fibria se reuniram com os dois sindicatos da categoria, além do vereador Gil do Jupiá e garantiram que 51% dos trabalhadores no projeto Horizonte 2 são de Três Lagoas

Ricardo Ojeda

Em reunião ocorrida na tarde da última quarta-feira, dia 25 na sede do Sintiespav (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada), que contou com a presença da diretoria dos dois sindicatos da categoria; do vereador, Gil do Jupiá, além dos coordenadores e gerentes da Fibria ficou esclarecido aos sindicalistas e ao vereador a celeuma que foi denunciada na tribuna pelo legislador, que os trabalhadores de Três Lagoas estariam sendo preteridos por profissionais de outros estados.

COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO

Na ocasião, o parlamentar sugeriu instalar uma comissão para investigar as denúncias. Tal situação ocorreu devido uma lei municipal onde empresas que conseguem isenção de tributos do município devem priorizar trabalhadores da cidade.

Devido à crise instalada no País, onde existem um quadro de mais de 11 milhões de desempregados, Três Lagoas passou a chamar atenção da mídia nacional pelos investimentos bilionários geridos pela expansão das linhas de produção da industrias de celulose, Fibria e Eldorado Brasil. Ao todo, as duas empresas vão investir cerca de R$ 18 bilhões até 2019.

Com anúncio desses investimentos, trabalhadores vindos de várias regiões do País chegam diariamente à cidade, aumentado a fila de desempregados que dobra quarteirão em busca de vagas de trabalho, como pode ser visto no link:trabalhadores vindos do município baiano de Muritiba foram enganados por um agenciador que garantiu que em Três Lagoas haviam vagas de serviço

DÚVIDAS ESCLARECIDAS

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Fibria, a reunião aconteceu a convite dos sindicalistas que convidaram o vereador Gil do Jupiá para que ele apresentasse suas dúvidas aos representantes da empresa sobre a contratação da mão de obra local.

Durante a reunião foi informado aos presentes que para valorizar a mão de obra local a Fibria tem orientado seus fornecedores para que, sempre que possível, priorizem a contratação de profissionais de Três Lagoas e região.

Além disso, a empresa firmou uma parceria junto a Casa do Trabalhador (Ciat) para identificar e recrutar tais profissionais, que posteriormente passarão pelo processo seletivo das empresas fornecedoras, observando a competência técnica e experiência profissional. Na ocasião foi ressaltado que essa orientação é constante e que continuará sendo reforçada junto a todos os seus fornecedores.

CONTINGENTE DE MÃO DE OBRA

Como exemplo, foi apresentado ao vereador que hoje cerca de 3.500 trabalhadores atuam nas obras, sendo que 1.785 são profissionais contratados em Três Lagoas, ou seja; praticamente 51% da mão de obra na atual fase do projeto é local.

Além desses números expressivos, também foi apresentado ao vereador o Programa Pós-técnico da empresa, que na data da reunião formou 98 profissionais todos oriundos de Três Lagoas, sendo que cerca de 60% desses, atuarão já a partir de junho na empresa, enquanto os demais, serão convidados a trabalharem em outras unidades da Fibria. Também foi informado que a empresa iniciará a contratação de mais de 700 trabalhadores para a área florestal, além dos mais de 400 contratados em 2015.

CRONOGRAMA E QUALIDADE DE VIDA

De acordo com os coordenadores, o projeto H2 segue dentro do cronograma e está com mais de 27% das obras do empreendimento concluído.

O vereador tomou conhecimento dos números do projeto e constatou todo o esforço da empresa junto aos seus fornecedores para a contratação de mão de obra local, respeitado a qualificação técnica e experiência profissional dos candidatos. Inclusive foi apresentado como o empreendimento da empresa está movimentando a economia local e gerando mais empregos. Ou seja; há trabalhadores contratados para atuar na obra e também sendo contratados pelos empresários locais para atender as necessidades do projeto. A empresa também apresentou outras ações voltadas para a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores, como o convênio firmado com o Hospital Auxiliadora, visando não impactar o sistema público de saúde da cidade.

Na quarta-feira passada,  o vereador Gil do Jupiá, (camiseta azul) participa de reunião com dirigentes sindicais, coordenadores e gerentes da Fibria na sede do Sintiespav (Foto: Perfil News)

Gerentes e coordenadores da Fibria, além da diretoria dos dois sindicatos da categoria esclareceram as dúvidas do vereador (Foto: Perfil News)

Os obras do projeto Horizonte 2 segue dentro do cronograma, com 27% concluídas (Foto: James Luck)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.