23.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Fibria apresenta estudos de inovação em biocombustíveis e nanocelulose durante evento internacional

30/09/2014 16h43 – Atualizado em 30/09/2014 16h43

No estande da empresa, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o Centro de Tecnologia da Fibria e as inovações empregadas no manejo florestal, melhoramento genético do eucalipto e biotecnologia

Assessoria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria será uma das expositoras do 47º Congresso e Exposição Internacionais de Celulose e Papel, principal evento latino-americano do setor, organizado pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), e que será realizado entre os dias 7 e 9 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

No estande da empresa, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o Centro de Tecnologia da Fibria e as inovações empregadas no manejo florestal, melhoramento genético do eucalipto e biotecnologia. Além disso, serão apresentadas as pesquisas desenvolvidas para a produção de biocombustíveis, a partir de biomassa florestal, e o processo para obtenção de nanocelulose.

Em linha com o tema desta edição, “Competitividade: sua empresa está preparada para o futuro?”, a Fibria apresenta suas contribuições para transformar e desenvolver o setor de celulose e, principalmente, sua capacidade de inovar para atender às necessidades da sociedade por meio de produtos provenientes da floresta.

SOCIAL E AMBIENTAL

“Mais do que se preparar para o futuro, a Fibria busca inovar para transformar o amanhã a partir de novas tecnologias. Além dos estudos na área industrial e florestal, compartilharemos também parte de nossos projetos sociais que mostram nossa preocupação em estimular o econômico ao passo em que desenvolvemos o social e o ambiental”, explica o diretor Industrial da Fibria, Paulo Silveira.

Segundo ele, também estarão em exposição produtos provenientes do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), como a farinha, o milho e o maracujá. O PDRT é o principal processo de engajamento da Fibria e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e as associações comunitárias e, dessa forma, promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.

Outro produto que será exposto é o mel oriundo do Programa Colméias, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da atividade apícola nas unidades florestais da Fibria e implantar novas tecnologias em conjunto com os apicultores. Atualmente o programa contempla 29 associações e mais de 750 apicultores cadastrados. Estima-se que 15% do mel produzido no estado de São Paulo venha das florestas da Fibria.

Fibria no prêmio Destaque do Setor 2014

A Fibria é vencedora do prêmio anual Destaques do Setor 2014, promovido pela ABTCP, em três categorias – Fabricante de celulose de mercado; Inovação; e Desenvolvimento florestal – com os respectivos cases: ‘Maior competitividade das fábricas de celulose por redução de variabilidade’, ‘Processo de cozimento com alta seletividade’ e ‘Inovação reduzindo os custos da colheita em áreas de declínio no Vale do Paraíba’. A premiação será realizada durante o tradicional jantar de confraternização dos profissionais do setor de celulose e papel, no segundo dia do evento.

47º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel

Data: 7 a 9 de outubro de 2014
Horário da exposição: das 13h às 20h
Local: Transamérica Expo Center – São Paulo/SP
Localização do estande da Fibria: Área 153 e 165. Estande de esquina: acesso pela Rua D ou Rua 8
Programação: www.abtcp2014.org.br

SOBRE O ABTCP 2014

O 47º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP, acontece de 7 a 9 de outubro deste ano, em São Paulo(SP), e é reconhecidamente um dos principais acontecimentos do setor, reunindo profissionais que desejam trocar conhecimento e experiências sobre essa cadeia produtiva, nas mais diversas áreas. Neste ano, o Congresso é co-realizado com a principal associação do setor no mundo, a Technical Association of Pulp and Paper Industry (TAPPI), e conta ainda com o suporte do Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF).

Nesta edição são estimados mais de 600 especialistas e técnicos de renome internacional. O evento acontece em conjunto com a Exposição de Fabricantes e Fornecedores do setor, reunindo, em três dias de evento, mais de 8 mil visitas, em uma área de 6 mil m2.

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas situadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde está localizada a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, detém e opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES).

A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros, incluindo Portocel, e está presente em 242 municípios de seis Estados brasileiros.

(*) Com Assessoria de Imprensa da Fibria

A Fibria é vencedora do prêmio anual Destaques do Setor 2014, promovido pela ABTCP, em três categorias (Foto: Divulgação)

Mudas de eucaliptos produzidas com tecnologia de última geração. Acompanhamento profissional que orienta o manejo da floresta (Foto: Divulgação)

A Fibria investiu cerca de R$ 40 milhões na implantação do viveiro, construído e operado a partir da contratação de trabalhadores da região (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.