23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Fies registra mais de 200 mil solicitações com novas regras

01/04/2015 12h08 – Atualizado em 01/04/2015 12h08

Para efetuar a inscrição no financiamento, agora, os estudantes devem ter pontuado nota mínima de 450 pontos no Enem e não ter obtido zero na redação

Assessoria

Cerca de 210 mil estudantes solicitaram adesão, desde o início do período de inscrições, em fevereiro, ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que conta com duas novas regras estabelecidas pelo Governo Federal. Agora, para efetuar a inscrição no fundo, é preciso ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem zerar a redação.

As novas regras têm o objetivo de aprimorar o sistema de financiamento e melhorar a qualidade do ensino superior no país. De acordo com o Ministério da Educação, os novos critérios cobrados dos alunos complementam exigências que já existem para as Instituições de Ensino, como normas de qualidade dos cursos. Segundo levantamento da pasta, cerca de 70% do total de inscritos no Enem, em 2014, teria nota compatível para inscrição no Fies, neste ano, com as novas regras.

Neste primeiro semestre, o Fies registrou um pico de 57 mil acessos simultâneos no sistema de inscrição. Entre as medidas implementadas para otimizar o fluxo de inscrição está a ampliação do horário de atendimento via 0800. Agora, os estudantes são atendidos também nos fins de semana. O prazo, que será inicialmente encerrado no próximo dia 30, pode também ser estendido, após análise, para atender às necessidades dos alunos.

Caso ocorram problemas para fazer a inscrição ou o aditamento do contrato de financiamento, os estudantes devem entrar em contato com a central telefônica gratuita (0800-616161). O estudante também pode enviar mensagens eletrônicas por meio do SisFies, na opção ‘Contato’.

Para mais informações sobre o Fies, basta acessar o site do programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

(*) SIP/SECOM – Presidência da República

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.