33.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fornecedores alvos do calote da UFN3 organizam novo protesto e vão bloquear acesso entre SP e MS

17/01/2015 10h31 – Atualizado em 17/01/2015 10h31

O protesto deve acontecer durante toda a manhã de segunda-feira no trecho da BR-262 que dá acesso a São Paulo; a dívida do Consórcio é de mais de R$ 12 milhões

Léo Lima

Indignados com o descaso da Petrobrás e demora na solução do problema – pagamento de R$ 12 milhões pelos serviços e equipamentos prestados ao então Consórcio UFN3 – empresários de Três Lagoas vão interditar trecho da BR-262 que dá acesso ao estado de São Paulo. A exemplo do que os trabalhadores demitidos fizeram no final do ano passado e conseguiram receber pelos acertos trabalhistas. O protesto dos fornecedores deve acontecer das 6h30 até às 12 horas desta segunda-feira (19).

Tal movimento se dá, segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Três Lagoas (ACETL), Atílio D’Agosto, por conta do desinteresse demonstrado pela Petrobrás em resolver assumir a dívida do Consórcio UFN3, comandado então pelas empresas Galvão Engenharia e Sinopec Petroleum do Brasil (chinesa), com os fornecedores. Segundo ele, “muitas empresas devem decretar falência na cidade por falta de dinheiro para pagar o que devem no comércio e com seus funcionários; esse empreendimento [Fábrica de Fertilizantes] é de suma importância para o país, mas tamanha dívida está quebrando o setor empresarial do município”.

Em reunião com o governador Reinaldo Azambuja, recentemente, D’Agosto, acompanhado da prefeita Marcia Moura, relatou que vários acordos foram tentados junto à Petrobrás, mas não houve avanços. A reunião serviu para solicitar a participação do governador na luta dos empresários.

NEGOCIAÇÕES DERROCADAS

Um colega de Atílio, um dos credores do Consórcio que prefere não ser identificado, resumiu: “nos deram um banho de água fria”. Isto, com relação às quatro reuniões realizadas (algumas por videoconferência) com a Petrobrás e as empresas que integravam o Consorcio UFN3.

Houve até uma reunião, no dia 6 passado, na sede da ACETL, onde os credores do Consórcio foram incentivados a elaborar planilhas contendo informações sobre o que cada empresário tinha para receber. Mas, tal movimento foi derrocado.

“A associação comercial e a Prefeitura de Três Lagoas, durante as reuniões, tentaram negociar um cronograma de pagamento das dívidas, mas a resposta foi de que não há previsão para a quitação desse débito”, concluiu D’Agosto.

Faixa colocada em frente a Fábrica de Fertilizantes, na saída para Brasilândia, no primeiro protesto dos empresários (Foto: Arquivo/Perfil News)

O grupo de empresários interditou o tráfego na BR-158, em frente à Fábrica de Fertilizantes (Foto: Arquivo/Perfil News)

Reunião em que, otimistas, os fornecedores do Consórcio foram informados sobre a planilha de dívidas e possibilidade de recebimento, na Associação Comercial (Foto: Arquivo/Perfil News)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.