34.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Gota é mais comum no verão; confira dicas para evitar o problema

22/12/2014 15h24 – Atualizado em 22/12/2014 15h24

Temperaturas mais altas, maior ingestão de álcool e pouca hidratação aumentam índices de ácido úrico, causador da gota. 95% dos casos são em homens

Assessoria

Edite este campo e faça sua matéria aqui

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Reduzir o índice de ácido úrico, a partir do controle da alimentação e ingestão de álcool, é a principal recomendação médica para evitar o desenvolvimento da gota, assim como manter o corpo bem hidratado com o consumo de água e sucos. “Mas o tratamento é mais complicado, pois é preciso dissolver as proteínas cristalizadas que estão causando a inflamação”, alerta a reumatologista.

O tratamento com antiinflamatórios e colchicina é amplamente aceito pela comunidade médica, mas as possibilidades estão se ampliando. Pesquisas promissoras sobre medicamentos de efeito rápido e capazes de dissolver os tofos foram apresentado no Congresso Anual do American College of Rheumatology, realizado em novembro deste em Boston. Entretanto, a prevenção continua sendo prioritária. “O mais importante é manter os níveis de ácido úrico baixo evitando assim novas crises”, afirma a médica.

Estima-se que uma em cada 3 mil pessoas tenha gota no Brasil, e a maior parte dos casos demora para ser diagnosticada por falta de atenção do paciente ou por acreditar se tratar apena de uma inflamação passageira.

SOBRE A MÉDICA

A méidica Evelin Goldenberg é mestre e doutora em Reumatologia, médica do corpo clínico recomendada pelo Hospital Albert Einstein e médica reumatologista na Clínica Reumatológica Goldenberg, um dos principais centros de referência no tratamento de doenças reumáticas no Brasil há mais de 40 anos. É autora de mais de uma dezena de livros com tiragens esgotadas, como “Reumatismo: a caminho da cura”, “O coração sente, o corpo dói”, “Osteoporose masculina”, “Viver bem depende de você. Articule-se!”.www.clinicagoldenberg.com.br

(*) Com assessoria de Barcelona Soluções Corporativas

Gota é mais comum no verão; confira dicas para evitar o problema

Quem apresentar os sintomas deve procurar um clínico-geral que irá fazer os primeiros exames e encaminhará o paciente ao reumatologista (Foto: Google)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.