21.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Governador confirma presença em Água Clara no lançamento da obra da Asperbras

22/05/2015 17h57 – Atualizado em 22/05/2015 17h57

Obras da fábrica de MDF da Asperbras em Água Clara serão iniciadas na primeira quinzena de junho, após a liberação das licenças pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado

Ricardo Ojeda, com informações da Assessoria de Comunicação

O primeiro passo para a construção da fábrica de MDF da região Centro Oeste foi oficializado na manhã desta sexta-feira. O governador Reinaldo Azambuja assinou durante solenidade realizada na Governadoria, a licença prévia para a instalação de uma fábrica de estruturas de madeira no município de Água Clara. O empreendimento pertence ao grupo Asperbras, empresa que atua em diversos segmentos entre eles a montagem de projetos industriais, construção e incorporação imobiliária. Na avaliação de Azambuja, a fábrica é só mais uma confirmação de que Mato Grosso do Sul é um dos estados mais atrativos para novos investimentos.

ENTUSIASMADO

O prefeito de Água Clara, Silas José é um dos mais entusiasmado com o projeto. Segundo ele, o empreendimento é de extrema importância para Água Clara. “Acredito que este projeto só trará benefícios e além de elevar a autoestima da população local vai criar uma nova perspectiva de futuro nas pessoas, vai melhorar a geração de renda e o número de empregos. Naturalmente a indústria tem uma visão social muito grande e vamos fazer parcerias com o Grupo. A diretoria já sinalizou nesse sentido e com essa parceria vamos melhorar a saúde, a educação e a assistência social”, destacou. Silas disse ainda que “a construção de uma fábrica desse porte em Água Clara é muito importante para o desenvolvimento do município e região, por isso governador Reinaldo Azambuja me confirmou que quer estar presente durante a solenidade do lançamento da pedra fundamental”.

PICO DA OBRA

Segundo um dos proprietários da Asperbras, Francisco Colnaghe, o início das atividades da fábrica está previsto para janeiro de 2017 e a empresa deverá gerar durante o pico das obras cerca de 700 empregos. “Mas na primeira linha quando começarmos a operar devemos gerar algo entre 100 e 150 empregos diretos”.

Para a construção da fábrica de placas de fibra de madeira de média densidade (MDF e MDP) serão investidos R$ 304 milhões e a média de produção da empresa será de 200 mil m3 de placas por ano. Mas a intenção é expandir para uma segunda linha a fim de produzir 460 mil m3 por ano e chegar a um faturamento de R$ 170 milhões ano.

DIMENSÃO

De acordo com o diretor Industrial da Asperbras, Mario Gavinho a área onde será construída a fábrica possui 50 mil metros quadrados (50 Hectares) e foi uma contrapartida da prefeitura de Água Clara. No local será edificado um barracão de 28 mil metros quadrados que vai abrigar a primeira linha da fábrica. Gavinho disse ainda que tão logo as licenças sejam liberadas pelo Governo do Estado, começa a movimentação para a construção da terraplanagem do empreendimento, que poderá acontecer ainda na primeira quinzena do próximo mês.

Participaram da solenidade de assinatura os sócio-proprietários da Asperbras, José Roberto Colnaghe e Francisco Colnaghe Neto; o diretor industrial da Asperbras, Mário Gavinho; o gerente administrativo e comercial da Asperbras, Willian Alves Jorge; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck; o diretor de Licenciamento do Imasul, Ricardo Eboli; os deputados estaduais Márcio Fernandes e Ângelo Guerreiro e a deputada federal, Tereza Cristina Correa da Costa Dias.

A solenidade de entrega da Licença de Operação aconteceu na manhã desta sexta-feira na governadoria (Foto: Chico Ribeiro)

Além do governador e dos diretores do Grupo Asperbras, várias outras autoridades, das quais o prefeito Silas José, deputado Ângelo Guerreiro, entre outras participaram da solenidade realizada na governadoria (Foto: Chico Ribeiro)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.