27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Governador firma parceria com a Microsoft para levar tecnologia de ponta às escolas estaduais

09/10/2015 12h21 – Atualizado em 09/10/2015 12h21

Com a assinatura, os alunos da rede estadual se capacitarão para o mercado de trabalho, através das ferramentas disponibilizadas

Da redação

O governador Reinaldo Azambuja assinou nesta sexta-feira (9) um protocolo de intenções com a Microsoft Informática para levar tecnologia de ponta aos alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. A intenção é fazer com que jovens tenham acesso a programas e ferramentas online já utilizadas por grandes corporações do planeta, tornando os estudantes capacitados para o mercado de trabalho.
A assinatura do termo aconteceu em evento realizado na Superintendência de Gestão da Informação (SGI), com as presenças do governador Reinaldo Azambuja, da secretária de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota, do secretário de Fazenda, Marcio Monteiro, e do diretor nacional do segmento de educação da Microsoft, Antônio Morais.

Durante a solenidade, Reinaldo destacou a importância da tecnologia para a evolução das sociedades e disse que o protocolo de intenções é o primeiro passo para o desenvolvimento dos índices da Educação no Estado. “A Educação é uma de nossas grandes missões, e não temos como falar de evolução na Educação sem falar também em tecnologia”, disse Reinaldo.

Já a secretária Maria Cecília, classificando a iniciativa do Governo do Estado como ousada, afirmou que Mato Grosso do Sul passa a fazer parte da era tecnológica, o que contribui para a formação e o desenvolvimento da aprendizagem de professores e alunos. O superintendente de Gestão da Informação, Alessandro Menezes, completou: “estamos trazendo aos professores e alunos o que há de melhor em tecnologia no mundo para melhorar a Educação e o aprendizado”.

PROTOCOLO DE INTENÇÕES

A cooperação entre o Governo do Estado e a Microsoft Informática constrói a base do programa Aprendiz Conectado, que vai oferecer aos 255 mil alunos da Rede Estadual de Ensino, matriculados nas 365 escolas estaduais, acesso a tecnologia de ponta na rotina escolar, além de preparar os jovens do ensino médio para o mercado de trabalho com capacitação e desenvolvimento de habilidades em Tecnologia da Informação.
Assim como os alunos, os 22 mil profissionais que atuam na Educação estadual serão beneficiados com software, portais e ferramentas que fortalecem o aprendizado e facilitam o acesso a conteúdos.

De imediato, uma sala modelo será montada na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, nas Moreninhas em Campo Grande. Para a escola, a Microsoft doou 20 equipamentos “positivo 2 em 1” com a plataforma em operação para uso dos professores e alunos.

Segundo o diretor do segmento de educação da multinacional, esse equipamento se transforma em tablet e notebook, dependendo da necessidade do usuário. “Ele é tablet quando o aluno precisar consumir conteúdo e computador quando precisar criar conteúdo”, disse.

Os equipamentos possuem o programa Office 365, que contém programas e ferramentas modernas já utilizadas por grandes empresas e que podem contribuir para o desenvolvimento da Educação nas escolas, como e-mail, rede social corporativa, áudio e vídeo conferência, compartilhamento de documentos e materiais didáticos.

Entre os benefícios do protocolo de intenções, estão a capacitação e desenvolvimento profissional dos professores; a promoção de uma educação de qualidade, visando à melhoria do processo de aprendizagem; e o desenvolvimento da educação científica em ambientes colaborativos de forma a desenvolver a autoria e a pesquisa.

(*) Notícias MS

O governador Reinaldo Azambuja durante assinatura do acordo, entre a Microsoft e o Governo do Estado. (Foto: Notícias MS)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.