17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Horário de verão causa cansaço e sonolência na população

27/10/2015 09h53 – Atualizado em 27/10/2015 09h53

Novo horário causa polêmica entre as pessoas que reclamam que modifica totalmente a rotina, interferindo na sua vida biológica, causando stress em algumas

Steffany Pincela/ Estagiária

O Horário de Verão que iniciou na madrugada do dia 17 para o dia 18 de outubro, onde os relógios foram adiantados em uma hora está causando polêmica entre a população.

De acordo com estatísticas o governo federal estima que irá economizar cerca de R$ 7 bilhões e espera reduzir 4,5% do consumo de energia no horário de pico. Este valor se refere aos investimentos que precisariam ser feitos no sistema elétrico caso não houvesse a mudança de horário.

Já a população tem suas contradições. A gerente do Supermercado Thomé, Adalgisa Pereira da Silva, disse a equipe de reportagem que o horário modifica totalmente sua rotina, interferindo na sua vida biológica, deixando-a mais cansada e estressada.

“Sinceridade, eu nunca gostei desde o começo, porque muda totalmente a vida da gente. Nós já estamos acostumados a dormir em um horário. Passa muito rápido o dia e no caso pra mim que trabalho no comércio, acelera de mais na vida biológica da gente, ou seja, eu tenho que dormir cedo e acordar mais cedo,” disse Adalgisa.

A gerente falou também que já chegou perder o horário, e que com essa mudança de hábitos ela sente mais sono, pois no antigo horário, ela tinha mais tempo para dormir.

Já a Funcionária da Padaria do mesmo supermercado, Érica da Silva Gonçalves, disse que não gosta da mudança por conta de acabar dormindo mais tarde e ter que acordar muito cedo.

“Eu particularmente não gosto, porque às vezes nesse calor você acaba dormindo mais tarde e tendo que acordar muito cedo, então eu não gosto. Acabo sentindo muito sono, e às vezes o lado bom é que você acaba saindo mais cedo e aproveita mais aparentemente só que no outro dia parece que você está mais cansada,” reiterou Érica.

Ambas as entrevistadas, disseram que não acreditam na economia, com o calor se consome mais energia, com aparelhos climatizadores ligados permanentemente para refrescar o ambiente.

SAÚDE

O clínico geral, Valter Fabricio Ferreira Dari, disse que o novo horário pode trazer riscos para os idosos, onde o tempo acaba atrapalhando seu relógio biológico.

“O horário de verão pode trazer complicações à saúde dos idosos, porque acaba atrapalhando o relógio biológico dos mesmos e também, para operadores de maquinas pesadas, que tem o risco do sono até se adaptarem com o novo horário,” explicou o médico.

Valter diz que neste período também há melhorias para a saúde.

“Os benefícios, além da economia de energia, podemos aproveitar o final do dia que ainda esta claro, para a pratica de caminhadas e exercício físico,” pontuou.

O Horário de Verão finaliza no dia 21 de fevereiro de 2016, onde a população deverá atrasar os relógios em uma hora.

Com o novo horário, pode-se aproveitar o final do dia para fazer exercícios físicos. (Foto: Ilustração)

Horário de verão causa cansaço e sonolência na população

Horário de verão causa cansaço e sonolência na população

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.