21.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Imasul concede licença e CRPE pode começar a edificar fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo

23/01/2015 11h39 – Atualizado em 23/01/2015 11h39

Com área de 3,27 milhões de m² e capacidade anual de produção de 2,2 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto, o empreendimento será um dos maiores já licenciados no Brasil na área de celulose

Léo Lima com assessoria

A Celulose Rio Pardense e Energia (CRPE) já pode dar início na edificação de mais um projeto que dará ainda maior suporte ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, em particular ao município de Ribas do Rio Pardo: a fábrica de celulose.

A CRPE Holding S.A obteve a licença ambiental para a instalação de sua fábrica. Com área de 3,27 milhões de m² e capacidade anual de produção de 2,2 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto, o empreendimento será um dos maiores já licenciados no Brasil na área de celulose.

A Licença de Instalação LI 137/2014, concedida pelo Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), teve como base estudos técnicos e ambientais do empreendimento realizados pela Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, principalmente com relação aos equipamentos de controle ambiental e atendimento às condicionantes da Licença Prévia LP 174/2014.

A planta da CRPE no Mato Grosso do Sul terá ainda capacidade de cogeração de energia de 291 MW, sendo que 151 MW serão utilizados na própria fábrica e o excedente, 140 MW, será comercializado.
Com a Licença de Instalação, o empreendimento tem autorização ambiental para início de suas obras em Ribas do Rio Pardo. Esta licença também engloba a construção de um ramal ferroviário.

ESTRUTURA

Além dos estudos ambientais realizados para o Licenciamento Ambiental (Licença Prévia e Licença de Instalação), a Pöyry foi também responsável pelos estudos de engenharia conceitual e de viabilidade técnica e econômica do empreendimento. Além disto, está a cargo da empresa a execução do projeto de engenharia básica, constituído de duas etapas.

A primeira fase, em execução, envolve a conceituação técnica e definição do modelo de implantação do empreendimento. Já a segunda etapa contempla as especificações técnicas para as tomadas de preços e análise de propostas para os pacotes de Equipamentos de Processo.

Sobre a Pöyry

A Pöyry é uma empresa multinacional de engenharia e consultoria, dedicada a um modelo de sustentabilidade equilibrada – balanced sustainability – e gestão responsável, que atende, globalmente, a clientes no setor industrial e de energia, e, localmente, a diversos mercados estratégicos.

Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos. Atua nos segmentos de energia (geração, transmissão e distribuição), florestal, papel e celulose, químicos e biorrefinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura e água.

No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 600 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.

(*) GPCOM Comunicação Corporativa

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.