26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Lagoa Maior ganha pista nova, mas frequentadores insistem em hábitos velhos

20/08/2015 17h01 – Atualizado em 20/08/2015 17h01

Lagoa Maior ganha pista nova, mas frequentadores insistem em hábitos velhos

Considerado um dos principais pontos turístico de Três Lagoas, a Lagoa Maior sofre impactos ambientais que põem em risco a vida vegetal e animal que fazem do local seu habitat natural

Ricardo Ojeda

Após quase três meses em obras, a revitalização da pista de caminhada da Lagoa Maior ficou pronta. A Fibria foi quem custeou o serviço. Durante quase três meses de reforma, (foi iniciada em maio), os operários da empreiteira Hidroplan sentiram na pele a falta de educação e de bons modos de alguns frequentadores que utilizam a via do local. Mesmo alguns trechos estando sinalizados, devido a aplicação de produtos na pavimentação, os “atletas” ignoravam a sinalização e os apelos verbais, deixando marcas de seus tênis na via. Essa atitude atrasou e trouxe prejuízos à construtora que teve que refazer algumas áreas da pista.

(IN) SEGURANÇA

Mesmo com a entrega da obra, até o momento, prefeitura ainda não tem e nem apresentou um projeto para fiscalizar o local. As marcas de freada dos pneus de bicicletas já são visíveis na via e em alguns pontos existem blocos danificados.

Além disso, outros problemas impactam o principal cartão de visita da cidade. Ciclistas invadem a pista de caminhada, trafegam em alta velocidade (para os padrões ciclísticos), situação que põem em risco as crianças e os que fazem caminhada pelo local. Tem até um cidadão que leva seus cachorros (rotivaillers) para passear na lagoa sem coleira. Os dois cães, para desespero das aves, fazem a festa, arrancando risos do orgulhoso cidadão. A Polícia Militar até que faz a sua parte, enviando com certa frequência equipes ao local, mas não existe plantão permanente. As câmeras de monitoramento estão servindo para “policiar”, e estão se tornando uma grande aliada da PM.

SUGESTÃO

Um morador da localidade procurou a reportagem e sugeriu à prefeita Marcia Moura que determine aos amarelinhos que fiscalizam o trânsito, a fazerem plantões permanentes, circulando pelo local nas mediações.

No domingo passado, no período da tarde, a equipe de reportagem do Perfil News esteve na Lagoa Maior e pode constatar que a população comparece maciçamente, principalmente próxima à área do parque infantil e da biblioteca municipal. Inclusive, os frequentadores fazem piqueniques, festa de aniversário, outros reúnem a família para contemplar e fotografar o pôr do sol. Nada mais justo que usufruir do Cartão Postal da cidade e registrar o espetáculo que a natureza proporciona gratuitamente.

FLAGRANTES

Porém, em pouco mais de 30 minutos no local, a reportagem flagrou ciclistas circulando na pista de caminhada tirando fininho dos usuários que praticavam caminhadas. Crianças que brincavam na pista, por pouco não foram atropeladas.

Caminhando pela orla, foi possível sentir o forte odor de maconha, que alguns jovens fumavam, sem se preocupar com as demais pessoas que estavam por perto.

Nas proximidades da Lagoa Maior, existe um estabelecimento hoteleiro de alto padrão, onde se hospedam empresários de várias regiões do país. Encantados com a beleza do pôr do sol e pelos raios solares quando amanhece, alguns utilizam a pista para se exercitarem e contemplar o espetáculo que a natureza oferece, porém observam também a sujeira e a falta de preservação que são encontrados pelo caminho.

INDIGNAÇÃO

Alguns frequentadores não contribuem com a preservação, deixando no gramando restos de comidas, papeis, garrafas pets e até sacolas de plásticos. Essa prática, além de emporcalhar o Cartão Postal, coloca em risco a vida dos animais que fazem da lagoa seu habitat natural.

Esse procedimento deixa os ambientalistas de cabelos em pé, enquanto as autoridades nada fazem para coibir tal prática. Outra ação, desta vez proporcionada pelos hippies, que moram embaixo das árvores próximo ao parquinho infantil, bem ao lado da sede da Sejuvel. Pela manhã eles acendem fogueira para seu café. A fumaça toma conta do local. E as autoridades até então não tomaram nenhuma iniciativa.

A pista de caminhada ganhou pavimentação especial, com massa asfáltica e pintura emborrachada custeada pela Fibria e executada pela Hidroplan (Foto: Ricardo Ojeda)

Um flagrante do por do sol refletindo o ginásio de esportes nas águas da lagoa (Foto: Marcelo Rodrigues)

Na primeira etapa da pavimentação os frequentadores não respeitaram a sinalização a avançaram sobre o piso que ainda não tinha secado (Foto: Ricardo Ojeda)

Mesmo com a pista movimentada, os ciclistas não espeitam e trafegam tranquilamente em alta velocidade colocando em risco as crianças e os frequentadores (Foto: Ricardo Ojeda)

Por do Sol da Lagoa Maior é um espetáculo gratuito que a natureza proporciona (Foto: Ricardo Ojeda)

Logo nas primeiras horas da manhã, ao clarear o dia os pássaros protagonizam um ballet aéreo (Foto: RicardO Ojeda)

Mesmo com a lixeira à disposição, as pessoas deixam os lixos espalhados pelo local (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.