23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Lagoa seca completamente em Serrana e provoca morte de peixes

16/09/2014 10h07 – Atualizado em 16/09/2014 10h07

Estiagem na região transformou a paisagem da ‘Lagoa Maravilha’. Ausência de mata ciliar e calha rasa facilitaram ação do tempo seco.

Da Redação

A ‘Lagoa Maravilha’, em Serrana (SP), secou completamente e provocou uma mortandade de peixes, devido à estiagem registrada na região de Ribeirão Preto (SP) em 2014. A água deu lugar à terra rachada e peixes mortos podem ser encontrados no local, totalmente seco. A Secretaria de Meio ambiente informou que a lagoa é particular e aguarda a formalização de doação da área para implantar um projeto de revitalização.

Na região, desde o início do ano, choveu 67% a menos que o acumulado entre janeiro e setembro do ano passado, segundo o Centro de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro). Até esta terça-feira (16) choveu o equivalente a 102 milímetros. Em 2013, foram 310 milímetros de chuva no período.

ASSOREAMENTO

O tempo seco fez com que a situação encontrada atualmente na ‘Lagoa Maravilha’ ser diferente da observada no início do ano, quando a área ainda era habitada por tilápias, caçadas apenas por aves que existiam na região. A pesca é proibida na área. “Já era preocupante porque a lâmina d’água já era rasa, tinha uns 20 centímetros, mas agora secou completamente”, comentou o diretor de Meio Ambiente de Serrana Rogério Novaes.

Segundo ele, a lagoa é abastecida por uma mina de água sazonal e a baixa profundidade facilita o assoreamento no local. Além disso, a ausência de mata ciliar – problema que começou a ser resolvido há três anos – dificultava a sobrevivência da lagoa. “Como não tinha mata ciliar, ela foi assoreando”, explicou o diretor.

REVITALIZAÇÃO

A recomposição da mata ciliar teve início depois que a propriedade particular começou a abrir espaço para loteamentos residenciais. “A Prefeitura exigiu a mata ciliar para permitir os lotes e agora aguarda os trâmites para que seja passada para a Prefeitura e possamos aprofundar a calha”. Dentro do estudo de revitalização também está prevista a ampliação da mata para proteger a lagoa.

Entretanto, outra questão ainda é fundamental para que a lagoa volte a ter vida. “Precisa principalmente de chuva”, disse Novaes. “Para ter ideia, no começo do mês deu uma chuvinha de uma hora que conseguiu preencher a lâmina, quem passava ao lado, pensava que a lagoa estava bem”.

(*) Com Informações do G1

Lagoa seca completamente em Serrana e provoca morte de peixes

Peixes sobre a terra rachada na Lagoa Maravilha, em Serrana (Foto: Reprodução/EPTV)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.