21.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Lua Azul pôde ser vista na noite de sexta-feira em Três Lagoas

01/08/2015 11h22 – Atualizado em 01/08/2015 11h22

Considerado relativamente raro, o episódio só ocorrerá novamente em janeiro de 2018

Patrícia Miranda

Os três-lagoenses puderam observar uma lua diferenciada na noite de sexta-feira (31). A “Lua Azul”, como é conhecida trata-se de um fenômeno que ocorre, quando há a segunda lua cheia no mês de julho.

Apesar de ser caracterizada pelo tom azulado que denomina seu nome, quem observou ela em Três Lagoas, não pode ver o seu azul. Segundo estudiosos, a cor seria causada por pó, cinza ou fumaça na atmosfera da Terra devido a grandes erupções vulcânicas e incêndios florestais, o que não ocorreu.

Segundo a Revista Galileu, que faz publicações sobre ciência, o acontecido é relativamente raro e ocorre em média uma vez a cada dois anos e meio e só repetirá em janeiro de 2018. Sua aparição ocorre quando o ciclo lunar dura aproximadamente 28 dias e há chances da lua aparecer no começo do mês e no final. A sua última aparição foi observada em 31 de agosto de 2012.

O nome originou-se em 1946, quando um astrônomo amador, publicou um texto de uma revista de astronomia dos Estados Unidos, afirmando e intitulando que a segunda lua cheia no mês seria a “Lua Azul”.

No destaque a

Lua Azul pôde ser vista na noite de sexta-feira em Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.