24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Marcia Moura participa do Dia Nacional de Esclarecimento no combate ao Aedes Aegypti

13/02/2016 11h12 – Atualizado em 13/02/2016 11h12

Orientações são feitas pelo Exército, Polícia Militar, agentes de trânsito, endemias e comunitários de Saúde

Assessoria

A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), participou na manhã de sábado (13), na sede da 2ª Cia. De Infantaria, da abertura dos trabalhos relacionados ao Dia Nacional de Esclarecimento no combate ao mosquito Aedes Aegypti, promovido pelo Exército Brasileiro e conta com a parceria da Prefeitura de Três Lagoas e Polícia Militar.

Marcia Moura enfatizou que mesmo antes da mobilização nacional, o município de Três Lagoas saiu na frente com a parceria do Exército para auxiliar nos trabalhos de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. “O Exército está engajado nesta causa e parabenizo a todos os envolvidos nesta ação, mas em especial, aos agentes de endemias e aos comunitários de saúde que fazem este trabalho louvável de esclarecimento”, enfatizou.

O comandante da 2ª Cia. de Infantaria, capitão Guilherme Bottrel, disse que o dia de mobilização é em nível nacional envolvendo os militares de todo o país. “É uma missão nobre e de elevada importância para nós. É o dia de esclarecimento e tirar dúvidas mais comuns da população para que juntos possamos combater o mosquito que já está causando alerta mundial”.

O evento também contou com a presença do comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas, tenente coronel, José Aparecido de Moraes; da secretária municipal de Saúde, Eliane Brilhante; da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Neide Yuki; do diretor do Departamento de Endemias, Benício Donizete e do responsável do departamento Educação em Saúde, Benedito Teodoro de Souza; além da guarnição do Exército, Polícia Militar e agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.

AÇÃO

Aproximadamente 100 militares mais 74 agentes de Endemias e Comunitários de Saúde realizam esclarecimentos à população na Feira Livre, comércio central e em sete mercados da Cidade. Já os motoristas, ciclistas e motociclistas são orientados por meio de blitz educativa, sendo uma instalada em frente à sede da 2ª Cia de Infantaria do Exército Brasileiro e no final das avenidas Rosário Congro e Filinto Muller, tendo o apoio dos agentes municipais de trânsito e de policiais militares.

A mobilização vai até às 12h, mas dependendo da necessidade, o trabalho terá continuidade no período da tarde, mas somente será efetuado pelos militares do Exército.

BALANÇO

Segundo o relatório do Setor de Endemias, somente no mês de janeiro foram visitados 9.551 imóveis compreendidos nos seguintes bairros: Santo André, Interlagos, Nova Três Lagoas, Jardim Planalto, Nossa Senhora das Graças, Santa Rita, Nossa Senhora Aparecida, São Carlos e área central da Cidade.

Também no mês passado, a equipe já recolheu 40 caminhões de depósitos de descartáveis, como: carcaças, fogões, geladeiras, garrafas, plásticos, vasos sanitários, pias, ferros velhos e entre outros. Foram recolhidos 325 pneus e utilizados 8.450 sacos plásticos de lixo como depósitos.

Desde o início do mês de fevereiro, a equipe está realizando o trabalho de fumacê sendo feito a passagem do veículo com Ultra Baixo Volume (UBV) a cada cinco dias, sendo no total de três ciclos, ou seja, em duas semanas em cada região.

Os bairros que já receberam os três ciclos foram: Santa Rita, Nossa Senhora das Graças, Novo Ipanema, Nossa Senhora Aparecida e Nova Três Lagoas.

A próxima região que está recebendo o fumacê são os seguintes bairros: Vila Nova, Alvorada e Paranapungá. O objetivo é com a passagem do UBV diminua a incidência de mosquitos, incluindo o Aedes Aegypti.

De 1º de janeiro até 11 de fevereiro, Três Lagoas registrou 377 casos notificados (suspeitos) de Dengue. Quatro foram positivos e três descartados.

(*) Prefeitura de Três Lagoas

A prefeita Marcia Moura esteve na abertura do Dia Nacional de Esclarecimento no combate ao mosquito Aedes Aegypti. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.