20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mundo apagará as luzes, pela nova vez, no próximo sábado

25/03/2015 15h26 – Atualizado em 25/03/2015 15h26

É a Hora do Planeta, que teve início em 2007, na Austrália, onde a WWF incentivou a população a manifestar-se pelo combate às mudanças climáticas

Léo Lima com sites

O Instituto Ronald MacDonald, das 20h30 às 21h30 deste sábado, 28 de março de 2015, desligará todos os seus luminosos externos e as páginas das Unidades da Casa Ronald MacDonald no Twitter e Facebook. Tal decisão se dará por conta de sua participação num evento que já tomou conta do mundo: a Hora do Planeta.

Segundo a S2Publicom, que assessora o IRMacDonald, a atitude servirá para reforçar o compromisso com o meio ambiente e com a disseminação das boas práticas. O Instituto tem a missão, conforme a assessoria, de promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Um dos seus programas, as Casas Ronald, objetiva oferecer hospedagem, alimentação e suporte psicossocial para os pequenos pacientes com câncer e seus familiares que, devido ao tratamento, encontram-se longe das suas cidades de origem.

O que é a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta é um movimento global que une as pessoas para proteger o planeta. No final de março de cada ano, a Hora do Planeta reúne comunidades de todo o mundo que celebram um compromisso com o planeta, apagando luzes por uma hora (fuso horário local) designada.

Tem como objetivo incentivar uma comunidade global interconectada para compartilhar as oportunidades e os desafios da criação de um mundo sustentável.

Incentiva pessoas, empresas e governos para mostrar liderança em soluções ambientais através de suas ações, usando a Hora do Planeta como uma plataforma para mostrar ao mundo o que eles estão tomando medidas para reduzir seu impacto ambiental. A Hora do Planeta pede a todos para terem responsabilidade pessoal por seu impacto sobre o planeta e fazer mudanças comportamentais para facilitar um estilo de vida sustentável. Dar o primeiro passo é tão fácil como desligar as luzes. Desligando suas luzes na Hora do Planeta você está reconhecendo e celebrando o seu compromisso de fazer algo mais para o planeta que vai além da hora.

DESPERTAR A CONSCIÊNCIA

A Hora do Planeta acredita que o simbolismo do momento é extremamente importante em trazer pessoas e comunidades em conjunto em todo o mundo. Mas a nossa aspiração desde o início era ir muito além da hora mesmo. Em 2012, a Hora do Planeta lançou I Will If You Will (Eu vou se você for), uma plataforma para incentivar e inspirar as pessoas a compartilhar o seu compromisso com o planeta com os seus amigos, colegas, líderes e redes. A Hora do Planeta também incentiva e promove muitas outras iniciativas ao redor do mundo, incluindo o Earth Hour, Desafio das Cidades, Projetos do Povo da Terra e muitas ações nacionais e locais que levam a campanha para além da hora.

2015 vai marcar o nono ano da campanha. Em 31 de março de 2007, o WWF- Austrália inspirou os moradores de Sydney para mostrar seu apoio ao combate às mudanças climáticas. Mais de 2,2 milhões de pessoas e 2.000 empresas apagaram suas luzes por uma hora no primeiro evento Hora do Planeta.

A Hora do Planeta só pede às pessoas para apagar as luzes não essenciais por uma hora – não luzes que afetem a segurança pública. Essa é uma decisão que tem que ser feita individualmente, mas geralmente as luzes do teto em quartos (se é a sua casa ou uma empresa), iluminação ao ar livre que não afeta a segurança, computadores, luzes decorativas, sinais de néon para a publicidade, televisores, luminárias de mesa, etc. Existem algumas luzes que podemos dizer com certeza que não deve ser desligadas, incluindo luzes de segurança em espaços públicos, luzes de orientação da aviação, semáforos, luzes de segurança apenas para citar alguns.

“Nós pedimos que as pessoas usem o bom senso. Antes de desligar todas as luzes para espaços públicos A Hora do Planeta recomenda que você verifique com as autoridades locais ou centros comunitários. Em sua própria casa use o bom senso no que diz respeito à segurança. Mantenha pequenas luzes da noite por segurança básica, especialmente em corredores e nas escadas. Verifique se você tem fontes de luz alternativas úteis antes da Hora do Planeta começar, como velas ou lanternas. Dessa forma, se você precisa enxergar, tenha uma fonte próxima de luz na mão, e você ainda pode respeitar o espírito de A Hora do Planeta e manter a si e sua família segura”, expressa texto do site da WWF.

EVENTO EMBLEMÁTICO

A Hora do Planeta não é um blecaute. É uma ação voluntária dos seus participantes para mostrar o seu compromisso com um ato de mudança que beneficia o planeta. Para muitas empresas em edifício da cidade ou para muitos prédios governamentais, as luzes são desligadas no final do dia útil na sexta-feira antes da Hora do Planeta. Geralmente não há nenhuma diferença dramática, mas sim um escurecimento gradual das luzes a partir do dia anterior. Muitos dos principais ícones e sinais de néon são desligados para a hora e eles são extremamente perceptíveis. Você pode ser capaz de ver mudanças dramáticas em grandes áreas de negócios ou de marcos emblemáticos e edifícios em todo o mundo e em sua cidade.

As pessoas celebram a Hora do Planeta de maneiras diferentes e em vários períodos de tempo. Muitos continuam a manter as suas luzes apagadas muito além da hora designada. Portanto, é altamente improvável que todos irão acender suas luzes simultaneamente. No entanto, nós trabalhamos com empresas de energia e autoridades do mundo todo, que nos garantem ser improvável que todas as luzes que são acendidas ao mesmo tempo irá causar quaisquer problemas. A redução de carga não deve ser significativa o suficiente para causar algum dano na Hora do Planeta.

O evento é mais do que um evento anual, no entanto, culmina em uma hora de inspiração realizada em todo o mundo no final de março de cada ano. (Veja abaixo um recado no vídeo)

O segundo e último fim de semana de março é época dos equinócios da primavera e outono no hemisfério norte e sul, respectivamente, o que permite pôr do sol coincidente em ambos os hemisférios, garantindo assim o maior impacto visual para luzes apagadas globalmente durante o evento.

CIDADE PARTICIPANTE

Para uma cidade ser oficialmente reconhecida como um participante da Hora do Planeta 2014, deve atender a pelo menos um dos três critérios: 1. Ter o apoio oficial da sua autoridade de governo (por exemplo, Governador ou Prefeito ); 2. Confirmar a participação de um marco ou ícone; 3. Ter o apoio de um embaixador oficial da Hora do Planeta.

Para registrar sua cidade ou município, você deverá estar em uma posição de autoridade governamental para fazê-lo. Se não está nesta posição, sugerimos que entre em contato com a autoridade do governo local e peça para que se inscreva e seja reconhecido oficialmente como participante da Hora do Planeta 2015. Por causa do papel das mídias sociais como uma ferramenta para organizar e conectar as pessoas para a campanha, agora estamos considerando a participação oficial nas redes sociais avaliando cada caso.

”FUNDAÇÃO”

A Hora do Planeta veio de um grupo de reflexão iniciado diretor executivo e cofundador da Hora do Planeta, Andy Ridley, resultando na formação de uma parceria entre o WWF-Austrália, Leo Burnett e Fairfax Mídia para abordar a questão das mudanças climáticas. Isso foi em 2007, ainda havia certo grau de ceticismo e negação sobre a questão da mudança climática.

Surgiu como inspiração para reunir as pessoas para a realidade da mudança climática e iniciar um diálogo sobre o que nós, como indivíduos podemos fazer para ajudar a resolver o maior problema que enfrenta nosso planeta hoje. Leo Burnett, em parceria com a WWF, promoveu a ideia de ajudar a tornar a campanha uma realidade em Sydney, uma campanha que agora tem ido além da mudança climática para simbolizar a crescente procura global de um mundo melhor, mais saudável.

O WWF foi cofundador da Hora do Planeta, em Sydney, em 2007, facilitando o rápido crescimento mundial da Hora do Planeta por meio de sua conexão com a rede global da WWF. Com presença em mais de 70 países, o WWF continua a desempenhar um papel valioso garantindo uma rede de base e apoio sólida para entregar uma mensagem ambiental verdadeiramente global ao longo do ano.

(*) Com WWF Brasil


Em todo Brasil pessoas se mobilizam pelo meio ambiente durante a Hora do Planeta (Foto: WWF Brasil)

Mundo apagará as luzes, pela nova vez, no próximo sábado


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.