17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Onze disputam a Presidência da República; em MS, seis concorrem ao governo estadual

07/07/2014 12h12 – Atualizado em 07/07/2014 12h12

Em Mato Grosso do Sul, são seis candidatos a governador e seis concorrem pelo Senado; 126 candidatos a deputado federal e 396 a deputado estadual

Léo Lima com informações

Onze candidatos vão disputar este ano as eleições para Presidente da República. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Mato Grosso do Sul, seis candidaturas foram registradas na corrida ao governo do Estado e mesmo número buscam assento no Senado Federal.

Os candidatos a governador são os seguintes: Delcídio do Amaral Gomez (PT), Evander José Vendramini Duran (PP), Marco Antônio Oliva Monje (PSTU), Nelson Trad Filho (PMDB), Reinaldo Azambuja Silva (PSDB) e Sidelvar Aparecido de Melo (PSOL).

Para o Senado, estão na disputa por apenas uma vaga: Alcides Jesus Peralta Bernal (PP), Antônio João Hugo Rodrigues (PSD), Lucien Roberto Garcia de Rezende (PSOL), Ricardo Ayache (PT), Simone Nassar Tebet (PMDB) e Valdemir Cassimiro de Souza (PSTU).

Para a Câmara Federal (513 cadeiras, mas apenas oito vagas para MS), são 126 candidatos na disputa, enquanto que no Legislativo Sul-mato-grossense (24 cadeiras) são 396 nomes.

Todos os candidatos ainda estão com os registros pendentes no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aguardando julgamento.

NA PRESIDÊNCIA

Após o prazo final para os partidos realizarem suas convenções, as legendas apresentam aos eleitores 11 candidatos à Presidência da República. Destes, quatro são figurinhas repetidas do pleito de 2010. Além da petista Dilma Rousseff, que tenta a reeleição, os nanicos Eymael (PSDC), Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta(PCO) e Levy Fidélix (PRTB) estarão de novo nas urnas eleitorais.

Além disso, a ex-ministra Marina Silva (PSB), que se lançou em 2010 pelo PV, também volta ao páreo. Desta vez, sairá como vice na chapa com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Ela tentou criar o seu próprio partido, mas, como não reunir o número suficiente de assinaturas a tempo, a solução para não ficar de fora foi se unir a Campos.

PESQUISAS

Entre os novatos na corrida ao Palácio do Planalto está o tucano Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, que tem aparecido em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, atrás apenas de Dilma.

A dupla Campos/Marina vem em terceiro lugar, mas, tecnicamente, está empatada nas pesquisas de intenção de voto com o Pastor Everaldo, candidato do PSC, sigla que ganhou evidência nacional no ano passado com a polêmica atuação do deputado federal Pastor Marco Feliciano (SP) à frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Outro partido que terá candidato pela primeira vez será o PSOL, que, inicialmente, anunciou o senador Randolfe Rodrigues (AP) , mas depois mudou e oficializou Luciana Genro. O PCB será representado por Mauro Iasi e o PV, por Eduardo Jorge. (Com Uol Notícias)

Câmara dos Deputados, em Brasília: 513 cadeiras e em MS 126 candidatos disputam oito vagas (Foto: Divulgação)

Parque dos Poderes, onde fica a governadoria, cuja cadeira, ocupada até agora por André Puccinelli, está sendo disputada por seis candidatos

São seis candidatos ao Senado Federal este ano, que disputam apenas uma vaga (Foto: Divulgação)

Prédio onde a presidenta Dilma Roussef trabalha; local pretendido por onze candidatos, inclusive por ela, que busca a reeleição (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.