22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Órgãos de saúde lamentam falta de vacina contra a gripe no “Dia D”

03/05/2016 11h34 – Atualizado em 03/05/2016 11h34

Órgãos de saúde lamentam falta de vacina contra a gripe no “Dia D”

A expectativa do Ministério da Saúde é que neste ano não haja a prorrogação da campanha, como em 2015

Patrícia Miranda

O “Dia D” da vacinação contra a gripe que abrange os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) teve início no último sábado (30) em todo o Brasil. A campanha que vai até o próximo dia 20, almeja imunizar 49,8 milhões de pessoas, que fazem parte do público-alvo, porém foram adquiridos 54 milhões de doses como reserva estratégica.

Das 667.922 doses esperadas para Mato Grosso do Sul, apenas 504.990 foram enviadas e o valor corresponde a 70% do total. No entanto, o Ministério da Saúde divulgou que no primeiro dia, mais de 70% das doses já haviam sido enviadas aos Estados e diante da presença maciça da população, houve quem ficou sem a imunização naquela data.

Foi o que relatou uma internauta na página do Facebook do Perfil News que teve dificuldades para encontrar a vacina em Três Lagoas que seria disponibilizada até as 17h, porém nos postos de saúde tinham acabado. “Sai às 15h do meu trabalho e já não tinha doses disponíveis em vários postos”, informou Dani Assuncao.

NOVA REMESSA

Em nota, a prefeitura de Três Lagoas informou através do Departamento Municipal de Imunização, que até o próximo dia 10 de maio, a remessa de vacinas deve chegar. “No último sábado, 30 de abril, foi o dia D e início da campanha para imunizar os grupos prioritários, entretanto, devido à grande procura as vacinas acabaram antes do horário previsto de encerramento”, menciona o informativo.

O COSEMS/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do estado de Mato Grosso do Sul) também se pronunciou sobre o ocorrido e lamentou. “A Secretaria de Saúde do Estado é responsável pela realização da ação do Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1) – Dia D e sabendo que não havia estoque suficiente, não abortou a realização. As Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul aguardam o reabastecimento da vacina para reprogramar os roteiros anteriormente previstos”, se posicionou o órgão em nota de esclarecimento.

Alertou ainda, que diante da espera é essencial que a população adote medidas de prevenção para que se evite a infecção por gripe. “Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar lugares com aglomeração de pessoas que facilitem a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir e espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e caso julgue necessário máscara de proteção”, menciona.

PÚBLICO-ALVO

Podem-se imunizar pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Em Três Lagoas, a meta de vacinação é imunizar 25.236 pessoas. (Foto: Patrícia Miranda)

Os três-lagoenses fizeram fila para receberem a dose no

Nota de esclarecimento enviada pelo COSEMS/MS. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.