24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Aumenta percentual de cheques sem fundos em setembro

21/10/2014 09h39 – Atualizado em 21/10/2014 09h39

Percentual de cheques sem fundos registra aumento em setembro

O resultado de 1,84% superou o registrado em setembro do ano passado (1,81%) e pela segunda vez o motivo foi insuficiência de fundos

Assessoria

O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 1,84 % no mês de setembro, é o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em setembro do ano passado este percentual foi de 1,81%. Em agosto de 2014 foi de 2,02%. Nos primeiros nove meses deste ano, esse percentual foi de 2,07%. Já no mesmo período do ano passado, esse percentual foi de 2,02%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência com cheques está maior neste ano em função do agravamento do quadro conjuntural: inflação elevada, juros altos e estagnação econômica. Tudo isto acaba impulsionando para cima a inadimplência com cheques, bem como as demais modalidades de inadimplemento. Já a queda em relação a agosto é tipicamente sazonal tendo em vista a ocorrência da data comemorativa do Dia dos Pais, a qual tende a produzir uma inadimplência mais alta naquele mês.

Confira a tabela com os totais de cheques devolvidos e compensados:

ESTADOS E REGIÕES

Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros nove meses de 2014, com 11,57% de devoluções. O Amazonas, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,13%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,32% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,57%).

Confira o ranking completo de cheques devolvidos de janeiro a setembro de 2014:

Em todo o país, a devolução de cheques em setembro/14 foi de 1,84% do total de cheques compensados, menor que a devolução de 2,02% registrada em agosto/14. Em setembro/13, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no país havia sido de 1,81% do total de cheques compensados.

Na Região Centro-Oeste, a devolução de cheques em setembro/14 foi de 3,07% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 2,99% registrada em agosto/14. Em setembro/13, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos na Região Centro-Oeste havia sido de 2,53% do total de cheques compensados.

No Distrito Federal, a devolução de cheques em setembro/14 foi de 3,45% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 3,34% registrada em agosto/14. Em setembro/13, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Distrito Federal havia sido de 2,95% do total de cheques compensados.

No Mato Grosso do Sul, a devolução de cheques em setembro/14 foi de 1,76% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 1,67% registrada em agosto/14. Em setembro/13, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Mato Grosso do Sul havia sido de 1,35% do total de cheques compensados.

METODOLO0GIA

O Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Para efeito do cômputo do indicador, somente é considerada a segunda devolução por insuficiência de fundos.

(*) Com Serasa Experian

O volume de cheques sem fundos no comércio foi maior em setembro, segundo o levantamento (Foto: Google)

CHEQUES DEVOLVIDOS E COMPENSADOS

RANKING DOS CHEQUES DEVOLVIDOS

EVOLUÇÃO DOS CHEQUES DEVOLVIDOS SET/2013-SET/2014

EVOLUÇÃO DOS CHEQUES DEVOLVIDOS EM MS E MT

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.