24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Pessoas casadas lideram inadimplência no Brasil

22/12/2014 15h59 – Atualizado em 22/12/2014 15h59

A vida de casal colabora para o endividamento, diz pesquisa

Descontrole financeiro ainda é a principal razão para o endividamento; a inadimplência é dominante na faixa etária entre os 31 e os 40 anos

Assessoria

A nova edição do estudo Perfil do Consumidor Inadimplente, realizado pela TeleCheque, serviço da MultiCrédito, aponta que a vida de casal colabora para o endividamento. As pessoas casadas correspondem a 53,5% do total de inadimplentes, indicador 19,3 pontos percentuais (p.p.) superior ao apresentado pelas pessoas solteiras, que detêm 34,2%. Ainda segundo a pesquisa, a inadimplência é dominante na faixa etária entre os 31 e os 40 anos, com 34,1%, valor 32 p.p. superior ao apresentado pela faixa etária que vai até os 20 anos – e apresenta a menor inadimplência.

A explicação, segundo o gerente de recuperação da MultiCrédito, Carlos Eduardo de Oliveira e Souza, é bastante simples: “ao cruzar os dados referentes ao estado civil com os da faixa etária dos consumidores, é possível inferir que a maioria dos inadimplentes é recém-casada. Uma vez que a maioria dos solteiros vive com os pais, é comum que, no início do casamento, ainda haja dificuldade para ajustar o orçamento da casa aos salários, fator que acaba acarretando o descontrole financeiro e, consequentemente, o endividamento”.

A pesquisa aponta, também, que o descontrole financeiro é a principal causa de inadimplência, com 50,8% do total, seguida pelo empréstimo do nome, com 13,5%, e pela ocorrência de acidentes e doenças, com 7,4%. O valor médio dos débitos varia de R$ 200 a R$ 499, apresentado por 34% da população. O estudo foi elaborado com base nos 1998 consumidores que procuraram o serviço de renegociação de dívidas de setembro a novembro de 2014.

SOBRE A MULTICRÉDITO

Com mais de 30 anos de atuação, a MultiCrédito se destaca por oferecer a seus clientes eficiência, segurança, performance tecnológica e inteligência em todas as etapas de diversos processos de crédito. A empresa é detentora dos serviços TeleCheque®, especializado em análise de crédito de pagamentos com cheques, e MultiCrediário®, especialista na análise de crédito e no fornecimento de soluções para pagamentos realizados por meio de crediário e de boletos. A empresa é associada à Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques (Abracheque). Mais informações sobre a MultiCrédito podem ser obtidas pelo telefone 0800 285 9131.

(*) RP1 Comunicação

As pessoas casadas correspondem a 53,5% do total de inadimplentes, indicador 19,3 pontos percentuais, superior ao apresentado pelas pessoas solteiras, que detêm 34,2% (Foto: Divulgação)

Conheça mais sobre o perfil do inadimplente brasileiro (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.