27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prevenir o câncer de boca ainda é o melhor remédio

29/07/2016 15h27

O álcool e o cigarro são um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença

Assessoria

O câncer na cabeça e região do pescoço representa cerca de 3% dos casos de câncer no Brasil. Em 2016 foram registrados mais de 15 mil ocorrências de novos casos – pouco mais de 11 mil em homens e pouco mais de 4 mil em mulheres -, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). Além de fatores genéticos, o tabagismo e o álcool estão no topo da lista de causas que contribuem para o desenvolvimento de algum tipo de câncer na cabeça e pescoço. A exposição solar em excesso e sem proteção também contribui para o surgimento de câncer.

Os tipos de câncer que atingem toda a cavidade oral podem estar presentes nos lábios, na língua, no céu da boca, nas amígdalas, na laringe entre outros pontos que fazem parte da região da boca e garganta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, 14 milhões de brasileiros podem desenvolver a doença.

Nem sempre os sintomas do câncer de boca estão escondidos, é possível percebê-los com algumas observações. Feridas na boca que não cicatrizam; dor na boca constante; nódulos na bochecha; área muito avermelhada ou esbranquiçada na região da gengiva, língua ou outras partes da boca; dores ao engolir ou movimentar a língua; sensação de bolo na garganta ao engolir; inchaço na mandíbula a ponto de prejudica o encaixe da dentadura; dentes que ficam moles na gengiva; e entre outros. São observações que podem ser feitas em casa.

Os casos com câncer de boca estão crescendo no Brasil e devem ultrapassar outras doenças. 70% dos casos estão em estágio avançado, ou seja, as chances de cura e controle são menores, por isso que a prevenção é o melhor remédio. Além de evitar bebidas alcoólicas e o tabagismo, outra forma de prevenção é monitorar a saúde bucal através de uma boa clínica odontológica, assim é possível identificar qualquer problema com antecedência que possibilita cerca de 80% a 90 % de chances de cura.

A higiene bucal no dia a dia é primordial, pelo menos um check up de forma periódica – a cada seis meses – é recomendável. Dar atenção a qualquer alteração na boca também é fundamental para a prevenção. Além do câncer de boa é possível prevenir outras doenças como a gengivite.

(*) ABLab

Nem sempre os sintomas do câncer de boca estão escondidos, é possível percebê-los com algumas observações. (Foto: divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.