23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Programa leva alunos do Sesi e Senai de MS aos EUA; uma de Três Lagoas

26/01/2015 08h47 – Atualizado em 26/01/2015 08h47

Programa Conexão Mundo leva 4 alunos do Sesi e Senai de MS aos Estados Unidos

Leonardo Veriato, Kevin Ferraz, Emily Muniz e Bruno Batista foram selecionados após 5 meses de aulas virtuais e presenciais

Assessoria

Os alunos do Ebep (Educação Básica do Sesi articulada com o Ensino Profissional do Senai) Leonardo Verão Veriato (Dourados), Kevin da Silva Ferraz (Dourados), Emily Rafany Brito Muniz Teodoro (Três Lagoas) e Bruno Victor Salvaterra Batista (Corumbá) e estudantes do Sesi e Senai de outros 17 Estados embarcam, no próximo dia 14 de fevereiro, para um intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos, retornando no dia 28 do mesmo mês. Eles são os 5% dos pouco mais de dois mil alunos que tiveram melhor desempenho na edição 2014 do Programa Conexão Mundo, promovido pelo Sesi e Senai em todo o Brasil.

Jackson e Traverse City, em Michigan, Kallispell, em Montana, e Denver, no Colorado, são os destinos dos estudantes, sendo que nessas cidades eles farão visitas técnicas e passeios culturais para praticar o idioma em museus, escolas, universidades e indústrias locais. “A língua estrangeira ainda é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. A indústria precisa de pessoas como esses jovens, com talento e vontade de fazer diferente”, disse o gerente-executivo de educação do Sesi Nacional, Henrique Pinto, durante encontro com os intercambistas realizado em Brasília (DF).

Ele explica que o Programa foi criado pelo Sesi e pelo Senai, em parceria com a organização não governamental US-Brazil Connect, para ensinar inglês com o intuito de melhorar a qualificação dos jovens profissionais brasileiros. O curso, de cinco meses, é distribuído em três etapas. Na primeira e na terceira, os alunos participam de aulas virtuais, que são feitas pelo Facebook, hangouts (bate-papos com webcam pelo Google) e por um site especializado em ensino virtual. Nas aulas e atividades a distância, os alunos brasileiros interagem pela internet com monitores americanos, chamados de coaches, sendo que cada monitor é responsável por uma turma de 10 a 12 alunos.

As fases a distância são intercaladas por uma etapa presencial, em que os monitores americanos vêm ao Brasil para dar aulas por um mês. Essas aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, em junho e julho, no período de férias dos brasileiros, e envolvem dinâmicas, jogos e simulação de situações comuns do mercado de trabalho. “No início eu estava com medo, pensava que aulas pela Internet não iriam funcionar. Mas foi ótimo. Qualquer dúvida que a gente tinha, era só entrar no Facebook e falar com o professor, tudo era muito rápido”, explicou Leonardo Verão Veriato, do Sesi de Dourados.

De acordo com o professor aposentado de novas tecnologias da Universidade de São Paulo (USP), José Moran, a metodologia desenvolvida pelo Sesi e pelo Senai traz benefícios ao aprendizado. “Se aproveitar do ambiente já utilizado pelo aluno é muito interessante. O Facebook entra como uma ferramenta para troca de informações rápidas. É um diferencial que devemos valorizar”, explicou o especialista, que atua com projetos de inovação na educação.

(*) Unicom – Unidade de Comunicação e Marketing

Os aplicados alunos do Ebep de Dourados, Três Lagoas e Corumbá que irão, junto com outros estudantes, para os Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Jackson e Traverse City, em Michigan, Kallispell, em Montana, e Denver, no Colorado, são os destinos dos estudantes (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.