20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Projeto acaba com distribuição de animais como brindes

09/07/2014 17h12 – Atualizado em 09/07/2014 17h12

As más condições a que são submetidos animais distribuídos como brinde em eventos levaram o senador Humberto Costa a apresentar projeto proibindo essa prática

Agência Senado

As más condições a que são submetidos animais distribuídos como brinde em eventos levaram o senador Humberto Costa (PT-PE) a apresentar projeto (PLS 47/2014) proibindo essa prática.

O projeto altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998). Na avaliação do senador, existe uma lacuna na legislação sobre o tema. Para corrigir o problema, Humberto Costa acrescenta ao artigo que trata dos maus-tratos a animais o sorteio ou distribuição de animal doméstico como brinde. A pena para o crime é de detenção entre três meses e um ano, podendo ser aumentada em caso de morte do animal.

“Esses animais, na maioria das vezes, não sobrevivem devido à falta de condições e de cuidados necessários ao seu bem-estar”, afirma o senador na justificativa do projeto. Ele lembra que a lei brasileira sempre se empenhou na proteção dos animais, o que demonstra o grande apreço e respeito do brasileiro ao direito à vida de todas as espécies.

A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde tem como relatora a senadora Lúcia Vânia (PSDDFB-GO).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.