19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Qual a melhor opção: toner original ou compatível?

24/05/2016 16h51 – Atualizado em 24/05/2016 16h51

Descubra qual é o melhor para o que deseja no momento da impressão

Assessoria

A cada troca de toner é natural que surja a dúvida: compro toner original ou compatível? As opções diferem não só no preço, mas também no seu processo de produção e nas funcionalidades que são oferecidas aos consumidores.

Você com certeza busca a melhor opção, que ao mesmo tempo ofereça qualidade e um preço competitivo, que permitam que você tenha as melhores impressões sem causar um rombo no orçamento. Por isso é importante conhecer mais a fundo essas opções de toner, para fazer a escolha certa.

Para ajudá-lo, vamos listar as características de cada tipo de toner. Dessa maneira você poderá fazer sua escolha conscientemente, sabendo dos prós e contras dos toners originais e dos compatíveis. Confira:

Toner Original

O toner original é aquele produzido pela mesma empresa fabricante da impressora (veja aqui). Por exemplo, se você tem uma impressora Lexmark, vai usar o Toner Lexmark. Uma das maiores vantagens é que dessa maneira você tem certeza de que aquele suprimento foi pensado e produzido com o intuito de ter o melhor resultado possível quando utilizado com a impressora.

Os toners originais possuem diversas características únicas. Alguns possuem selos holográficos para atestar a procedência, outros contam com chips exclusivos que, junto com a impressora, otimizam o uso dos recursos para você ter o melhor resultado possível com o mínimo de gastos. Além disso, passam por extensos testes para garantir que você terá o número de impressões prometido.

Esses produtos também contam geralmente com garantia de 12 meses, oferecida pelos fabricantes. Outra vantagem é que as empresas oferecem programas de coleta e reciclagem dos toners vazios. Além, é claro, de pagar impostos e gerar empregos, aquecendo a economia.

Toner Compatível

Os toners compatíveis são produzidos por empresas menores, geralmente de forma informal. Essas empresas produzem toners que são semelhantes aos originais na forma, mas sem o nível de detalhamento que as fabricantes das impressoras oferecem. O toner em si não tem a sua fórmula revelada, assim como a capacidade de impressão do toner compatível.

Os toners compatíveis são oferecidos no mercado por valores inferiores aos dos toners originais, mas o consumidor não tem informação do rendimento, que geralmente é menor também. Eles não são certificados pelos órgãos de defesa dos consumidores, e também não têm garantia.

Também há relatos de danos em impressoras, causados pelos toners compatíveis. Ou seja, apesar do valor mais baixo, esses produtos podem custar mais em longo prazo.

(*) ABlab

É importante conhecer mais a fundo essas opções de toner, para fazer a escolha certa. (Foto: pixabay.com)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.